Internacional

Cachinhos dourados podem presentear os EUA? Saiba o que esperar dos cortes de juros propostos pelo Fed

30 jan 2024, 16:45 - atualizado em 30 jan 2024, 16:45
o que esperar cortes de juros fed
Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, não deve surpreender no próximo encontro do Fomc (Imagem: Reuters)

Na quarta-feira (31), será divulgada a decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), do Federal Reserve (Fed), sobre o futuro das taxas de juros dos Estados Unidos (EUA).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atualmente, a taxa de juros está entre 5,25% e 5,50% ao ano e a expectativa é de que ela seja mantida neste intervalo.

O CME FedWatch Tool, que analisa as probabilidades de cortes nas taxas de juros, mostra o que já é discutido entre os analistas. A probabilidade dos EUA cortarem as taxas na reunião de janeiro é de 2,1%, com os outros 97,9% apostando na estabilidade.

Já em maio, o cenário deve ser diferente: As possibilidade de cortes apontam para 84,6%, enquanto 15,4% indicam a manutenção das taxas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para David Kohl, economista-chefe do banco suíço Julius Baer, a expectativa é de que as taxas de juros permaneçam as mesmas e de que o Federal Reserve realize os cortes apenas em maio.

Kohl afirma que os dados econômicos mais recentes, como o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do 4T23, foram mais fortes do que o esperado. Isso não só sugere que a economia do país evitou a recessão, mas também levanta a questão sobre a tese de pouso suave da economia dos EUA.

“Esperamos que o Fomc reitere que a política restritiva atual ainda é a ordem do dia até que a inflação diminua para a taxa de 2%. Prevemos uma trajetória mais cautelosa de cortes nas taxas do que os mercados esperam, com eles acontecendo no início de maio, e não em março”, finaliza o economista.

Para Roberto Simioni, economista-chefe da Blue3 Investimentos, nos Estados Unidos não são esperados movimentos de queda dos juros. “Em nossa análise, o Federal Reserve deverá iniciar uma redução dos juros apenas no segundo semestre de 2024”, afirma Simioni.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cenário “Goldilocks” pode ser bom para o Fed?

Um cenário “Goldilocks“, Cachinhos Dourados em português, é aquele no qual um desaquecimento econômico é uma perspectiva distante, sendo positivo para ativos de maior risco.

Nessa situação, o crescimento econômico do país sustenta a tese de que a economia pode fugir de taxas crescentes de desemprego, queda de demanda e de altas pressões inflacionárias.

Com taxas de consumo altas e de taxas de desemprego baixas, Matheus Spiess, estrategista da Empiricus, afirma que o cenário de “Goldilocks” nunca esteve tão próximo de ser concretizado.

No entanto, o analista alerta para possíveis obstáculos para o Fed com esse cenário aparentemente ideal, “Normalmente, o ciclo econômico segue uma sequência: a economia superaquece, a inflação acelera e o Federal Reserve eleva as taxas de juros. Em seguida, a economia esfria, podendo até entrar em contração, antes de a inflação ser controlada”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O maior e mais rápido aumento nas taxas de juros em uma geração não desestabilizou a economia. Considerando o ‘gap’ com que a política monetária opera, especialmente num contexto pós-pandêmico, pode ser prematuro afirmar que o aumento das taxas de juros teve um impacto substancial na redução da inflação”, finaliza.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar