Ciro Gomes

Cai chance de pior cenário eleitoral no Brasil, aponta Roubini

24 jul 2018, 12:23 - atualizado em 24 jul 2018, 16:41
Agência Brasil/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

De acordo com um relatório da Roubini Global Economics obtido pelo MoneyTimes, o pior cenário possível na eleição brasileira — a vitória de Ciro Gomes — tem menores chances de acontecer. Para Pedro Tuesta, analista da Roubini, essa é uma boa notícia para o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tuesta prevê que Marina Silva e Jair Bolsonaro terão destaque na corrida eleitoral, mas que Geraldo Alckmin cresceu com o apoio do centrão. Sem o apoio dos partidos do centro, as chances de Ciro caem vertiginosamente.

De um total de 613 representantes no Congresso, 164 fazem parte do centrão, o que garante a Alckmin um forte apoio caso ele seja eleito. O problema, claro, é que Alckmin seria o presidente dando continuidade a um governo cuja taxa de aprovação é de míseros 5%. Isso porque o MDB, de acordo com as previsões da Roubini, deve eventualmente dar apoio a Alckmin.

Mesmo com o apoio de um governo rejeitado, a coalizão de Alckmin com o tão desejado centrão tem o benefício de aumentar seu tempo de publicidade: como candidato do PSDB, ele já tem direito a 58 segundos por dia; com a aliança do centrão, Alckmin terá 249 segundos adicionais na TV.

De acordo com o relatório, Marina e Bolsonaro ainda podem tentar alavancar a popularidade usando redes sociais. Alckmin também está à corrupção de um governo impopular, mas ele tem acesso a tempo de TV e fundos partidários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E claro, se Lula conseguir resolver seus problemas com a justiça a ponto de concorrer à presidência, o cenário inteiro pode mudar, ainda mais se considerarmos o número de indecisos nas pesquisas recentes. A pesquisa abaixo mostra quantos eleitores ainda não sabem em quem votar (ou sabem que não querem votar).

XP Investimentos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar