Receita Federal

Caiu na malha fina? Saiba como consultar seu status e resolver pendências

18 jul 2023, 13:46 - atualizado em 18 jul 2023, 14:14
Imposto de Renda malha fina
Saiba como checar se a sua declaração caiu na malha fina.

A Receita Federal lançou um manual para ajudar os contribuintes que caíram na malha fina. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Divergências entre as informações declaradas pelo cidadão e os dados fornecidos por outras entidades que também entregam declarações (como empresas, instituições financeiras, planos de saúde) podem levar a análise mais aprofundada da declaração.

É importante frisar que, até que as divergências na declaração sejam resolvidas, o contribuinte tem sua restituição retida, caso ele tenha direito.

“O manual lançado é uma iniciativa de assistência à Pessoa Física que caiu na malha. Levamos clareza ao contribuinte sobre como corrigir ou apresentar documentos para atender a situações identificadas pela Receita”, consta declaração de Andrea Costa, subsecretária de Fiscalização da Receita Federal brasileira.

Confira abaixo como checar se a sua declaração caiu na malha fina e como retificá-la. Essas e outras informações também podem ser encontradas no próprio site da Receita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como consultar se sua declaração caiu na malha fina

Para verificar se a sua declaração caiu na malha final, é necessário consultar o e-CAC (o Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). Além de mostrar o status da declaração, o site indica qual é a informação que apresenta divergência.

O passo a passo para consultar o seu status é:

  • Acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual).
  • Faça o login e encontre a opção “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”.
  • Na aba “processamento” ou “Serviços do IRPF”, escolha o item “pendências de malha”.
  • Aqui é possível verificar se a declaração está retida na malha fina e o motivo da retenção. Caso a retenção esteja relacionada apenas a erros de preenchimento ou falta de informações, é necessário enviar uma declaração retificadora.

Outro caminho possível para verificar o status da sua declaração é pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível na internet ou para dispositivos móveis (celulares e tablets). No sistema você também pode consultar as suas pendências e verificar o motivo. Basta acessar e clicar no serviço “Pendências de malha”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em alguns casos, o contribuinte pode receber um termo de intimação fiscal, o que significa que ele precisará apresentar documentos para comprovar as informações enviadas na declaração. Depois de recebida a intimação, o contribuinte não consegue mais fazer a retificação através do programa.

Retificando a declaração

Caso a declaração esteja em malha porque você cometeu algum erro no preenchimento ou deixou de informar algo, você pode fazer uma retificação da sua declaração. Mas isso só é possível se você ainda não recebeu o termo de intimação.

A correção é feita através da chamada declaração retificadora, que pode ser feita pelo próprio programa da Receita Federal.

No programa, selecione a opção “Declaração retificadora” na ficha de identificação. Já na plataforma online ou pelo celular, clique em “Retificar declaração”, sob o ano desejado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Se todas as informações estiverem corretas ou a pendência da declaração refere-se à apresentação de documentos, você pode antecipar a entrega dos documentos que comprovam as informações declaradas a partir do ano seguinte ao da entrega da declaração.

O envio dos documentos deve ser feito pelo e-CAC, em formato digital.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar