Política

Câmara: relator inclui dispositivo que beneficia gestantes em MP sobre regras trabalhistas durante pandemia

28 maio 2020, 16:42 - atualizado em 28 maio 2020, 16:42
Orlando Silva
As regras valem para quem tem carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial (Imagem: Najara Araujo/Câmara dos Deputados)

O deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) terminou de apresentar seu parecer sobre a Medida Provisória 936/20, que permite a redução de salários e jornada de trabalho ou suspensão do contrato trabalhista durante o estado de calamidade pública, prevendo o pagamento de um benefício emergencial pelo governo aos trabalhadores.

As regras valem para quem tem carteira assinada e para os contratos de aprendizagem e de jornada parcial.

Silva fez várias mudanças no texto, acrescentando a previsão de que a empregada gestante venha a receber o salário original se o parto ocorrer durante a redução ou suspensão do contrato de trabalho.

Ele incluiu ainda outros temas, como a prorrogação da desoneração da folha de pagamentos até 2022; a opção pela repactuação de contratos com desconto consignado; e trechos da MP 905/19, do Contrato Verde e Amarelo, cuja votação não foi concluída pelo Congresso.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.