Camex aprova uso de fundo de exportações para financiamento de combustível de cia aérea
A Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou nesta quinta-feira (27) que aprovou proposta que permite o uso do Fundo de Garantia às Exportações (FGE) para financiamento de combustível de companhias aéreas brasileiras.
O órgão afirmou em comunicado à imprensa que a proposta é “inovadora” e que se destina a querosene de aviação. “Além dos ministérios membros da Camex, a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) participaram da construção da proposta”, segundo comunicado.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
A Abear tem como principais membros Azul, Gol e a chilena Latam.
Segundo a Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o mecanismo exige contrapartida relacionada ao desenvolvimento do mercado de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) no Brasil.
“São três possibilidades de contrapartida: compra de SAF produzido nacionalmente; investimento em plantas nacionais de produção de SAF; ou depósito no Fundo Nacional de Desenvolvimento Industrial e Tecnológico (FNDIT), para que apoie projetos relacionados ao SAF”, afirmou o ministério sem detalhar valores.