Agenda do Dia

Campos Neto alerta que corrida por arrecadação pode pesar na inflação; veja a agenda desta terça (29)

29 ago 2023, 7:56 - atualizado em 29 ago 2023, 7:56
Roberto Campos Neto, Política, agenda
Agenda: Campos Neto participa de eventos para falar sobre política monetária, enquanto governo fecha projeto do orçamento de 2024. (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Nos últimos dias, a agenda do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, anda agitada. Só ontem, ele participou de dois eventos.

Durante uma palestra no Warren Day, ele lembrou que a melhora das condições financeiras, como a oferta de crédito, ajuda em queda sustentável da Selic. No entanto, ele também destacou que, mesmo com arcabouço fiscal, a projeção de gastos para os próximos anos é mais alta que nos demais países emergentes.

Campos Neto ainda apontou que a meta de zerar o déficit público em 2024 pressupões que haverá um aumento de arrecadação e isso pode impactar a inflação.

“Existe uma preocupação porque, em alguns lugares, a corrida por arrecadação acabou gerando inflação de base. A gente tem um exemplo aqui do lado que é o da Argentina“, disse.

Mais tarde, ele também esteve no evento do Fundo Comunitário Keren Hayesod, aonde voltou a falar da política monetária e afrouxamento da taxa básica de juros.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem uma reunião com os ministros Simone Tebet (Planejamento), Fernando Haddad (Fazenda) e Esther Dweck (Gestão) para debater o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024, que precisa ser enviado ao Congresso até o dia 31 de agosto.

Ontem, Lula assinou uma medida provisória para taxação dos fundos exclusivos, também conhecidos como super-ricos. Também já foi para o Congresso o projeto de lei para tributar offshores e trusts.

Com a agenda de indicadores esvaziada, o mercado deve avaliar o potencial de arrecadação dessas medidas, às vésperas da liberação da PLOA. Pelas projeções, os fundos exclusivos devem garantir R$ 24 bilhões até 2026; já os offshore devem arrecadar R$ 7,05 bilhões só no ano que vem.

Confira a agenda de Lula desta terça-feira (29)

Horário Programação Local
8h30 Conversa com o Presidente Palácio da Alvorada
11h Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e Ministro da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo Palácio do Planalto
15h Ministro da Casa Civil, Rui Costa, Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e Ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck Palácio do Planalto
17h Diretor-Geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa Palácio do Planalto

Economia

Apesar de esvaziada, a agenda de indicadores de hoje dá início à bateria de dados de emprego nos Estados Unidos, começando pelo relatório JOLTs. O mercado está de olho nesses e nos próximos números, já que o mercado de trabalho aquecido é uma dos fatores que vem pressionando a política monetária norte-americana.

Durante o seu discurso no Simpósio de Jackson Hole, o presidente de Federal Reserve, Jerome Powell, alertou que a inflação segue em um patamar muito elevado e que uma alta a mais nas taxas de juros pode ser necessária.

Confira a agenda econômica desta terça-feira (29)

Horário País Indicador
07h00 Zona do Euro Projeções Econômicas
10h00 EUA Índice de Preços de Imóveis (Junho)
11h00 EUA Confiança do Consumidor (Agosto)
11h00 EUA Ofertas de Emprego JOLTs (Julho)
17h30 EUA Estoques de Petróleo Bruto Semanal API

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.