Economia

Campos Neto reforça descolamento entre percepção sobre fiscal e realidade

27 ago 2021, 12:49 - atualizado em 27 ago 2021, 12:49
Roberto Campos Neto
“O Brasil fez medidas estruturantes quando ninguém estava fazendo e está fazendo medidas estruturantes dentro do regime de responsabilidade fiscal”, disse Campos Neto (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reiterou nesta sexta-feira, em evento, que os dados fiscais do país estão próximos aos níveis estimados antes da pandemia e que o descolamento da percepção dos agentes de mercado se deu por avaliação de que diversas medidas recentes do governo visavam um aumento do Bolsa Família no ano que vem.

Ele frisou que o próprio presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), presente no mesmo evento, havia assegurado não haver intenção de se romper o teto fiscal.

“Entendendo obviamente que tem ruído, que nós temos uma eleição, que existe uma vontade sempre de associar o processo eleitoral com as medidas que estão sendo feitas, mas o fato é o seguinte: o Brasil fez medidas estruturantes quando ninguém estava fazendo e está fazendo medidas estruturantes dentro do regime de responsabilidade fiscal”, disse Campos Neto no evento Esfera Brasil, patrocinado pela Febraban.

Ele afirmou que os dados da dívida bruta e do resultado primário estão próximos aos estimados antes da pandemia. “Cadê a deterioração? Os números não mostram isso”, afirmou.

reuters@moneytimes.com.br