Segurança

Carnaval 2023: Pix é o queridinho dos foliões; veja como se proteger de golpes

18 fev 2023, 9:17 - atualizado em 18 fev 2023, 9:16
pix, carnaval
Confira dicas de segurança neste Carnaval para utilizar os meios de pagamentos escolhidos (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O pagamento através do Pix durante o Carnaval entrou na lista dos queridinhos dos brasileiros que querem celebrar a data.

Os dados são de um estudo do Mercado Pago, banco digital do Mercado Livre, realizado entre os dias 16 a 20 de janeiro com 1.545 usuários.

Segundo a pesquisa, 38% dos entrevistados preferem o meio de pagamento instantâneo para curtir o Carnaval. A opção fica 3 pontos percentuais atrás do primeiro colocado: o cartão de crédito, escolhido por 41%.

Outros meios de pagamento também foram analisados, como o uso do cartão por aproximação (NFC) – mencionado por 9% dos participantes da pesquisa – e o código QR – escolhido por 3% dos respondentes.

O Mercado Pago também separou dicas de segurança para utilizar os meios de pagamentos preferidos neste Carnaval. Confira:

Dicas de segurança para o cartão de crédito

  • Cole um adesivo no cartão, para ser reconhecido com facilidade, e fique atento aos golpes, como troca de cartões;
  • Fique atento às maquininhas e confira sempre os valores antes de digitar senha ou aproximar o cartão (se não for possível identificar o valor na maquininha, não efetue o pagamento);
  • Não empreste o cartão para outras pessoas no Carnaval (elas também podem cair em golpes);
  • Fique atento na hora de colocar a senha do cartão, verifique se não tem ninguém olhando e se o visor da maquininha está realmente pedindo a senha.

Dicas de segurança para o Pix

  • Defina um limite baixo para transações de Pix no seu aplicativo de banco durante o Carnaval;
  • Valide os dados de quem vai receber o pagamento antes de confirmar a transação;
  • Mantenha o celular sempre atualizado e com opções de segurança ativadas;
  • Utilize a autenticação de dois fatores em todos os apps.

Saiba mais! GOVERNO LULA E BANCO CENTRAL: UMA BRIGA QUE IMPACTA A INFLAÇÃO DO BRASIL?

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.