BusinessTimes

Carrefour Brasil salta 5% após compra de 30 lojas do Makro

17 fev 2020, 11:18 - atualizado em 17 fev 2020, 11:18
Os analistas destacam que a aquisição acelera o plano de expansão do Atacadão e aumenta a capilaridade da bandeira em praças em que a marca tem menor presença (Imagem: YouTube/Carrefour Brasil)

Na primeira hora da jornada desta segunda-feira na bolsa paulista, as ações do Carrefour (CRFB3) Brasil operam com forte valorização, depois da companhia informar no final de semana a compra de 30 lojas do Makro no Brasil por um total de R$ 1,9530 bilhão.

Assim, por volta das 11h15, as ações tinham ganhos de 4,94% a R$ 22,72.

Entre as 30 lojas, 22 são próprias e oito, alugadas. O Grupo Carrefour Brasil informou ainda que pretende converter a bandeira das novas lojas para Atacadão no período de 12 meses após o fechamento da transação, e que espera que as vendas aumentem em mais de 60% e que a estrutura de custos seja otimizada.

A XP Investimentos avalia, uma vez aprovada a aquisição, um múltiplo implícito de EV / Receita Líquida de 0,8x vs. 0,6x para as ações do Carrefour, atualmente.

Com isso, estimam que a transação levaria o endividamento da empresa para um nível ainda confortável de 0,8x dívida líquida / EBITDA no 1T20 (vs. 0,3x na nossa projeção atual).

Os analistas destacam que a aquisição acelera o plano de expansão do Atacadão e aumenta a capilaridade da bandeira em praças em que a marca tem menor presença, como o estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e a região nordeste (8 lojas).

Para eles, os resultados sugerem que a transação reduziria o lucro da companhia em 1,7% em 2020, principalmente em função do resultado operacional ainda não normalizado e da aceleração do ritmo de conversões (estimada em 23 em 2020 e 7 em 2021).

Entretanto, esperam um impacto positivo de ~1,5% entre 2021 e 2023, resultado da melhora no faturamento das lojas e da normalização da rentabilidade.

De acordo com o fato relevante, as 30 lojas, que somam 165.000 m² de área de venda, apresentaram em 2019 vendas brutas de aproximadamente 2,8 bilhões de reais e possuem grande complementaridade geográfica com as lojas já existentes do Atacadão.

“A transação permitirá ao Atacadão expandir sua presença em particular no densamente povoado Estado do Rio de Janeiro (7 lojas) e na região Nordeste (8 lojas). As novas lojas somam-se às 187 lojas já existentes do Atacadão que continuará com seu forte crescimento orgânico”, disse o Grupo Carrefour Brasil.

Segundo o fato relevante, a conclusão da transação está condicionada ao cumprimento de determinadas condições, incluindo, especialmente, o acordo dos proprietários das lojas alugadas e a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

investing@moneytimes.com.br