BusinessTimes

Carrefour: lucro salta 31% no quarto trimestre puxado pela alta das vendas

17 fev 2021, 21:45 - atualizado em 17 fev 2021, 22:17
Carrefour
O Ebitda ajustado somou R$ 1,7 bilhão, elevação de 18,2%, com margem de 8,7%, impulsionado tanto pelo varejo quanto pelo atacado (Imagem: REUTERS/Nacho Doce)

O Carrefour (CRFB3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 886 milhões no quarto trimestre de 2020, alta de 31,1% em relação ao mesmo período de 2019, mostra documento enviado ao mercado nesta quarta-feira (17).

Apesar do ambiente difícil em 2020, o crescimento das vendas consolidadas do Carrefour superou a inflação e atingiu R$ 22 bilhões no quarto trimestre, um aumento de 26,8% (excluindo gasolina).

O Ebitda, que mede o resultado operacional, ajustado somou R$ 1,7 bilhão, elevação de 18,2%, com margem de 8,7%, impulsionado tanto pelo varejo quanto pelo atacado.

As vendas de alimentos online no Atacadão aumentaram 142% em base sequencial e serviço de vendas online, já disponível em 25% das lojas.

O Banco Carrefour também cresceu, com aumento de 157% no número de novas contas via canais digitais somente em dezembro.

Além disso, o novo app Meu Carrefour dobrou o número de usuários ativos no novo programa de fidelidade, representando 75% dos clientes recorrentes diários.

As vendas do marketplace cresceram 10,9% e representaram 21% do GMV (Volume Bruto de Mercadoria) total no quarto trimestre.

Acumulado do ano

O lucro líquido ajustado atingiu R$ 2,758 bilhões no ano, um crescimento de 43,1%, em relação a 2019. O Ebitda ajustado atingiu R$ 5,6 bilhões (+18%) com margem de 8,3%.

“Com forte crescimento de dois dígitos em vendas e lucro líquido e fluxo de caixa livre recorde, o Grupo Carrefour Brasil apresentou mais um desempenho notável no quarto trimestre e em 2020, atestando a força de seu ecossistema omnicanal”, afirmou a empresa.

Carrefour Brasil CRFB3 Racismo
Sobre a morte de João Alberto, a empresa reafirmou a necessidade de todas as iniciativas anunciadas  (Imagem: Reuters/Ricardo Moraes)

Outros segmentos

As vendas de não-alimentar diminuíram 3,1% atingindo um total de R$ 589 milhões ou queda de 0,3% com um total de R$ 758 milhões, incluindo o marketplace.

De acordo com a empresa, os números foram impactadas por alguns fatores, como a desaceleração esperada após dois fortes trimestres de crescimento (em parte associada à redução do auxílio do governo para apoiar o consumo em meio à pandemia) e a decisão de cancelar todas as campanhas de marketing relacionadas à Black Friday na sequência do trágico evento em nossa loja em Porto Alegre, em novembro.

ESG

Sobre a morte de João Alberto em um supermercado da rede em Porto Alegre, ocorrido em novembro, a empresa reafirmou a necessidade de todas as iniciativas anunciadas e a importância de tirar lições de qualquer evento.

“Em nosso implacável esforço para avançar nas iniciativas ESG, aprendemos importantes lições do trágico evento ocorrido em novembro um de nossas lojas em Porto Alegre. O Carrefour está agora comprometido em implementar uma das mais abrangentes série de medidas de forma a enfrentar o racismo estrutural no Brasil”, afirmo o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux.

Veja o resultado:

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.