Coluna do Gustavo Mançanares Leme

Como mudar o mindset se ‘embaixo de pé de jaca só nasce jaca’?

13 fev 2023, 10:05 - atualizado em 15 fev 2023, 6:37
mindset privacidade mentalidade
Mindset é o conjunto de atitudes mentais que influencia pensamentos (Imagem: Money Times)

Há muito tempo acompanho importantes eventos sobre tendências e melhores práticas em gestão. Na pauta da maioria destes encontros são geralmente apresentados e debatidos os seguintes temas: o impacto da inteligência artificial no dia a dia das empresas, o futuro do trabalho, economia colaborativa, as competências do amanhã, cultura de autonomia & flexibilidade, conflito de gerações no ambiente de trabalho, diversidade, humanização e as inúmeras tecnologias que aliadas às organizações estão mudando o jogo.

De todos estes temas, o que mais me chama a atenção é o que trata dos impactos da economia colaborativa. A música ‘Como Uma Onda’ (Lulu Santos e Nelson Motta) resume bem todos os recados que envolvem este tema.

Esta mudança está relacionada à maneira e à perspectiva de como se enxerga o campo de trabalho. A isso dá-se o nome de mindset – ou o conjunto de atitudes mentais que influenciam diretamente os pensamentos e comportamentos das pessoas.

Mindset e pé de jaca

Pé de jaca é uma árvore com uma copa enorme, toma conta do lugar e não permite que outras plantas cresçam ao seu redor. É por isso que o ditado popular diz que ‘embaixo de um pé de jaca só nasce jaca’.

É possível usar esta frase como uma metáfora: em ambientes empresariais onde todos pensam da mesma maneira e enxergam tudo sob o mesmo ângulo, as oportunidades, o diferente, a inovação, a geração de valor e as soluções para os novos desafios não serão percebidos nem trabalhados. Então, como mudar o próprio mindset e o da empresa?

O primeiro passo para a mudança, seja de uma pessoa ou de uma organização, é ampliar o nível de consciência. Para isso, é necessário experimentar as novidades, passar por novas e variadas experiências, ter a disposição em sentar do lado oposto da mesa e pensar como o outro. E, principalmente, pegar caminhos desconhecidos, diferentes dos habituais.

Ao elevar o nível de consciência, é possível ampliar as experimentações e deixar de negar algumas verdades antes não aceitáveis pelo mindset individual. Com ele ajustado para o crescimento, começa-se a sair da rotina e da zona de conforto. Aí, então, pode-se aproximar de soluções mercadológicas que sequer eram vistas ou eram desacreditadas como opções que poderiam ter impacto.

O que é o mindset?

Mindset de crescimento ou fixo é um conceito elaborado por Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford. Ela revela que o sucesso depende de como lidar com os objetivos.

Para mudar o mindset fixo é preciso abrir algumas frentes:

  1. Identificar, avaliar e adotar hábitos que estimulem a busca de assuntos diferentes.
  2. Ampliar e ativar novos networkings e conexões.
  3. Abrir os ouvidos e a mente para receber feedbacks de diferentes pessoas sobre os seus comportamentos e atitudes.
  4. Definir novos objetivos e reavaliar os ecossistemas de conhecimento e de negócios. Antever e antecipar são atitudes de ordem maior.

Assim, preparar-se para a mudança antes que se faça necessária é a melhor estratégia. Em minha profissão de headhunter frequentemente conheço profissionais excepcionais, fora da curva e sabe o que eles têm em comum? – Mindset de experimentação, provam diferentes sabores do conhecimento sempre e por isso aprenderem a desaprender.

Sucesso nesta jornada de crescimento.

*Gustavo Mançanares Leme é sócio diretor da Tailor | Headhunter & Estrategista de RH. É Conselheiro de Administração, Advisory de Startups e Mentor de Carreiras. Tem experiência em processos de Identificação de Talentos, Transformação Cultural e Turnaround de Modelo de Negócios.

Sócio e diretor da Tailor. É headhunter e estrategista de RH, além de conselheiro de administração e advisory de startups e mentor de carreiras. Tem grande experiência em processos de identificação de talentos, transformação cultural e turnaround de modelos de negócio. É autor do livro O acaso não existe.
Linkedin
Sócio e diretor da Tailor. É headhunter e estrategista de RH, além de conselheiro de administração e advisory de startups e mentor de carreiras. Tem grande experiência em processos de identificação de talentos, transformação cultural e turnaround de modelos de negócio. É autor do livro O acaso não existe.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.