Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Carreiras em tecnologia vão liderar mercado em 2022

Alexa Meirelles
19/01/2022 - 9:11
Oportunidades de trabalho em tecnologia surgem dentro do contexto de mudança das formas e dinâmicas de trabalho por conta da pandemia da Covid-19 (Imagem: Unsplash/Alex Kotliarskyi)

2022 será o ano das carreiras voltadas para a área de tecnologia. Ao menos é o que aponta o levantamento anual realizado pelo LinkedIn, divulgado nesta quarta-feira (19), sobre os 25 empregos que mais cresceram nos últimos quatro anos e meio.

A pesquisa foi realizada com mais de mil profissionais em todo o país entre os dias 10 e 15 de dezembro, mas os pesquisadores do LinkedIn Economic Graph analisaram milhares de empregos iniciados pelos usuários da própria plataforma entre os dias 1 de janeiro de 2017 a 31 de julho de 2021 para calcular, desta forma, a taxa de crescimento para cada cargo.

Os resultados mostram que as oportunidades na área de tecnologia para este ano surgem, principalmente, em um contexto de mudança das formas e dinâmicas de trabalho por conta da pandemia da Covid-19, já que por causa da crise sanitária milhões de trabalhadores passaram a exercer suas funções de forma híbrida e atividades foram digitalizadas.

Para Milton Beck, Diretor Geral do LinkedIn para América Latina, essas profissões estão mudando, consequentemente, a demanda por competências e direcionando como o mercado deve se moldar daqui para frente. “As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Vale dizer que este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano. O México e a Espanha seguem o mesmo padrão do Brasil e apresentam um mercado promissor para os profissionais do setor”, avalia.

O estudo aponta que para 2022, os cargos de engenheiros de software, cientistas de dados, especialistas em segurança cibernética e gestores de tráfego serão os mais demandados. Consequentemente, as empresas precisarão de mais recrutadores especializados em na área de tecnologia, o que coloca o cargo em primeiro lugar na lista dos mais solicitados:

  1. Recrutador(a) especializado(a) em tecnologia
  2. Engenheiro(a) de confiabilidade de sites (Site Reliability Engineer – SRE)
  3. Engenheiro(a) de dados
  4. Especialista em cibersegurança
  5. Representante de desenvolvimento de negócios
  6. Gestor(a) de tráfego
  7. Engenheiro(a) de machine learning
  8. Pesquisador(a) em experiência do usuário
  9. Cientista de dados
  10. Analista de desenvolvimento de sistemas
  11. Engenheiro(a) de robótica
  12. Desenvolvedor(a) Back-end
  13. Gerente de engajamento
  14. Gerente de equipe de produto
  15. Engenheiro de QA (Quality Assurance)
  16. Consultor(a) de gestão de dados
  17. Líder de experiência do cliente
  18. Analista de design
  19. Analista de soluções
  20. Analista de gestão de riscos
  21. Consultor(a) de design de produto
  22. Coordenador(a) de vendas internas
  23. Enfermeiro(a) intensivista
  24. Designer de conteúdo
  25. Instrutor(a) de Agile

No Brasil, as capitais que aparecem no ranking com mais oportunidades são São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Alexa Meirelles - 19/01/2022 - 9:11

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto