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Carro popular: Seguro de automóveis pode ficar mais barato?

26 maio 2023, 10:16 - atualizado em 26 maio 2023, 10:16
Carro popular
Carro popular deve ser mais acessível. (magem: Adobe Stock)

O carro popular voltou aos holofotes nos últimos dias. Populares nos anos 90, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma o projeto para baratear carros novos.

Assim, medidas a curto prazo devem ser lançadas para que mais pessoas possam ter acesso a automóveis 0 km. Além disso, a medida visa alavancar a cadeia produtiva ligada ao setor automotivo brasileiro.

No entanto, é questionável o impacto dessas possíveis medidas no mercado de seguros de carros. A tendência é de um possível aumento na procura de proteção para os veículos, caso as medidas tornem de fato os carros mais acessíveis para a população. Além disso, não possível afirmar a tendência de baixa em seu valor.

João Merlin, superintendente da Seguradora Zurich. aponta que o menor crescimento da frota nacional, devido à queda gerada pela pandemia e pela taxa de juros, afetou diretamente o mercado de seguros.

“É nesse sentido que surgem iniciativas que buscam reduzir os preços dos veículos, sobretudo os de entrada, que subiram bastante nos últimos anos”, aponta. Assim, Merlin afirma que caso as iniciativas deem certo, é possível que haja maior demanda no mercado de seguros.

“Se essas iniciativas forem bem-sucedidas, isso pode sim beneficiar o mercado de seguros, já que tendem a proporcionar a entrada de novos veículos no mercado, um pouco mais acessíveis à população, e, portanto, ampliar a frota segurável”, explica Merlin.

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Carros Populares

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote para o setor industrial. Segundo ele, as medidas vão reduzir o preço dos chamados “carros populares” em até 10,96%.

Alckmin esclareceu que o conjunto de medidas vale somente para carros de até R$ 120 mil. Além do preço do veículo, os benefícios tributários vão levar em consideração a eficiência energética e a densidade industrial. Isto é, carros que poluem menos e que têm suas peças produzidas no Brasil terão um desconto maior.

Segundo o vice-presidente, os descontos via IPI e PIS/Cofins vão variar entre 1,5% e 10,96% sobre o valor final do carro. Ele afirmou, porém, que a redução no valor final do carro pode ser ainda maior, visto que as montadoras também devem oferecer descontos.

*Com Zeca Ferreira

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
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