Economia

Carros populares: Como eram e quais os preços praticados no último mandato de Lula?

25 maio 2023, 18:08 - atualizado em 25 maio 2023, 18:08
carros populares
Em 2010, dentre os carros populares, o Volkswagen Gol foi o mais vendido (Imagem: REUTERS/Roosevelt Cassio)

Ao longo de seu segundo mandato, entre 2007 e 2010, o presidente Lula reduziu impostos para carros e, com inflação juros favoráveis, muitos brasileiros tiveram acesso ao primeiro carro zero pagando prestações ao longo de seis anos.

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O governo tenta reeditar a medida ao anunciar hoje os descontos via IPI e PIS/Cofins que vão variar entre 1,5% e 10,96% sobre o valor final do carro. 

Atualmente, os carros 0 km mais baratos no mercado ficam entre R$ 70 e R$ 80 mil. Dois veículos disputam o posto de mais em conta: o Fiat Mobi Like e o Renault Kwid, ambos com preços sugeridos, pelas respectivas montadoras, de R$ 68.990.

10 carros populares em 2010

Segundo os dados da Fenabrave de 2010, último ano do segundo mandato de Lula, os carros mais vendidos foram:

  1. VW Gol – 293.790 (unidades)
  2. Fiat Uno – 229.330
  3. GM Celta – 155.182
  4. VW Fox/CrossFox – 143.661
  5. GM Corsa Sedan – 141.444
  6. Fiat Palio – 137.524
  7. Fiat Siena – 120.520
  8. Fiat Strada – 116.843
  9. Ford Fiesta Hatch – 95.508
  10. Ford Ka – 84.884

Os preços destes carros giravam em torno de R$ 20 a R$ 30 mil. À época, foi registrado um recorde histórico de vendas de automóveis.

Confira a seguir quais eram os modelos e o valor aproximado, conforme a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

O que foi anunciado para os atuais carros populares

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciou nesta quinta-feira (25) um pacote para o setor industrial. Segundo ele, as medidas vão reduzir o preço dos chamados “carros populares” em até 10,96%.

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Alckmin esclareceu que o conjunto de medidas vale somente para carros de até R$ 120 mil. Além do preço do veículo, os benefícios tributários vão levar em consideração a eficiência energética e a densidade industrial.

Sendo assim,carros que poluem menos e que têm suas peças produzidas no Brasil terão um desconto maior.

* Com Zeca Ferreira

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Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
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