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Carros vão ficar mais caros? Veja impacto do aumento dos itens obrigatórios

05 jan 2024, 16:33 - atualizado em 05 jan 2024, 16:33
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Carros novos tem lista de equipamentos de segurança que passaram a ser obrigatórios em 1º de janeiro de 2024 (Imagem: Pexels/Canva Pro)

A partir deste ano, uma série de equipamentos de seguranças passam a ser obrigatórios nos carros novos vendidos no Brasil. Conforme resolução do Cotran (Conselho Nacional de Trânsito), a obrigatoriedade entraria em vigência em 2021, no entanto, houve prorrogação do prazo devido à pandemia de Covid-19.

Equipamentos como luzes de condução diurna (conhecidas como DRLs), controle de estabilidade, alerta de cinto de segurança afivelado e teste de impacto lateral passaram a ser obrigatórios em novos carros a partir de 1º de janeiro de 2024.

Passa a ser necessário ainda que os veículos contem com indicação de frenagem brusca e repetidores de setas nos retrovisores ou nos para-lamas.

À época em que a resolução do Cotran foi aprovada, em 2021, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) defendeu que o prazo era curto em meio as dificuldades geradas pela pandemia. Dessa forma, a prorrogação se deu até o início deste ano.

Carros vão encarecer devido aos novos itens obrigatórios?

Na avaliação do coordenador dos cursos automotivos da FGV, Antônio Jorge Martins, a medida pode, sim, gerar um reajuste o preço dos carros, em função da incorporação dos novos itens obrigatórios.

“Realmente, a incorporação de alguns itens, especialmente de segurança, tendem a elevar os custos da empresa e, com isso, existe uma tendência de elevação dos preços”, explica. No entanto, ele chama atenção para o crescimento da competitividade no cenário brasileiro.

Martins explica que com a presença de fábricas chinesas que vem se consolidando no Brasil e, com a continuidade dessa expansão, dificilmente as montadoras terão interesse em reajustar os preços, visto que, considerando ainda o cenário econômico, o aumento da competitividade inibe a elevação.

Ainda, destaca que este aumento de competitividade é um ponto positivo para o consumidor, que pode ser favorecido com preços e performance mais atrativas das montadoras, que devem buscar se posicionar diante de outras companhias.

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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