Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Carvão metalúrgico tem máxima de mais de dois meses na China

04/01/2022 - 9:49
Minério de Ferro
O contrato de carvão metalúrgico mais negociado encerrou as negociações do dia com alta de 5,7%, a 2.337 yuanes (367,74 dólares) a tonelada (Imagem: Pixabay/Ricobino)

O carvão metalúrgico negociado na bolsa chinesa de Dalian atingiu um pico de mais de dois meses diante de expectativas de demanda da China e preocupações com a oferta.

Os futuros do produto subiram com os participantes do mercado se sentindo otimistas sobre as perspectivas de demanda por insumos siderúrgicos no maior produtor de aço.

O contrato de carvão metalúrgico mais negociado encerrou as negociações do dia com alta de 5,7%, a 2.337 yuanes (367,74 dólares) a tonelada, após tocar em 2.370,50 yuanes no início da sessão, seu valor mais alto desde 28 de outubro.

O coque, a forma processada de carvão de coque e que é usado como agente redutor da principal matéria-prima da siderurgia, o minério de ferro, aumentou 4,8%, para 3.047 yuanes por tonelada. No início do dia, atingiu 3.050 yuanes, o maior valor desde 27 de dezembro.

“O preço do carvão de coque está firme, dando suporte ao coque. No curto prazo, as siderúrgicas irão gradualmente retomar a produção, o que é bom para a demanda de coque”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

Especulações sobre o estreitamento da oferta de carvão metalúrgico também geraram interesse no material, já que a Indonésia proibiu as exportações de carvão devido a preocupações de que não poderia atender sua própria demanda por insumos para geração de energia.

Não estava claro, no entanto, se a proibição de exportação da Indonésia também teria um impacto no fornecimento de carvão metalúrgico para a China.

Acompanhando os ganhos em outros insumos siderúrgicos, o minério de ferro de Dalian apagou as perdas iniciais e subiu 2,2%, para 689 yuanes por tonelada.

Os analistas, no entanto, aconselharam os participantes do mercado a moderar suas expectativas de demanda por matérias-primas para a produção de aço, especialmente com os feriados do Festival da Primavera chinês que se aproximam e as Olimpíadas de Inverno de Pequim no mês que vem, quando as siderúrgicas restringirão as operações.

Última atualização por Rafael Borges - 04/01/2022 - 9:49

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto