Casal de bilionários donos da melhor vinícola do mundo traz ao Brasil hotel de luxo que só existe em três países
O Brasil vai entrar para a seleta lista de países que conta a rede de hotéis de luxo da Vik Retreats. A empresa de hotelaria de alto padrão, que é associada à vinícola chilena considerada entre as melhores do mundo terá sua primeira unidade no país em uma cidade no interior de São Paulo — perto do aeroporto dos bilionários.
Os idealizadores do projeto são Alexander e Carrie Vik, casal bilionário por trás da renomada Viña Vik, eleita no final do ano passado como a melhor do mundo pelo ranking World ‘s 50 Best Vineyards.
A chegada ao Brasil marca um passo importante na expansão global da marca, que tem empreendimentos em apenas três países:
- Três hotéis no Uruguai
- Dois no Chile
- Um em Milão
Hotel de luxo em Araçoiaba da Serra: luxo e experiência única
O novo Vik Retreats Brasil ficará dentro do complexo Fazenda Vista Verde, na cidade de Araçoiaba da Serra, com inauguração prevista para 2027 ou 2028 — sendo assim um dos pontos turísticos e hoteleiros mais exclusivos do País.
- CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente

Coincidência ou não, a hospedagem ficará a menos de uma hora de carro do Aeroporto Catarina, terminal dedicado à aviação executiva e considerado um dos mais modernos da América Latina.
O investimento total estimado ultrapassa US$ 100 milhões (equivalente a mais de R$ 523 milhões) e faz parte de uma parceria entre a Vik Retreats e a incorporadora brasileira Grupo Luan/LN Urbanismo.
Conceito e estrutura do empreendimento
O hotel brasileiro seguirá o conceito de luxo e personalização que tornou a Vik Retreats reconhecida internacionalmente:
- Arquitetura assinada pelo uruguaio Marcelo Daglio, responsável por projetos icônicos da marca, como o original no Vale do Millahue, no Chile.
- Experiência cultural a partir da arte, com curadoria que envolve dezenas de artistas brasileiros e estrangeiros, garantindo que cada ambiente reflita identidade única.
- Estrutura com cerca de 60 apartamentos exclusivos, além de espaços que reinterpretam elementos de outras propriedades da rede, como suítes, bangalôs e residências integradas ao estilo Vik.
- Integração com o complexo Fazenda Vista Verde, que reúne ainda museu de arte a céu aberto, praia com piscina de ondas, centro equestre, campo de golfe e outras atrações de lazer.

Ao contrário de um hotel tradicional, a Vik Retreats propõe uma experiência holística que combina hospitalidade de alto padrão com arte, gastronomia, natureza e vínicos — sem que o vinho seja necessariamente o foco exclusivo do empreendimento, mas parte da experiência.
Exclusividade e identidade da marca
A filosofia da Vik Retreats é manter uma rede enxuta e exclusiva, com forte atenção a detalhes, design e curadoria artística pessoal dos fundadores.
Cada quarto ou unidade do hotel possui identidade própria — não há dois quartos do Vik Retreats iguais no mundo. Muitas dessas acomodações ainda contam com obras de arte exclusivas ou projetos assinados por designers renomados.
O Brasil receberá esse DNA, com expectativa de atrair hóspedes que buscam experiências de luxo, cultura e personalização.

Por que o Brasil?
O principal motivo é que os brasileiros correspondem por 30% dos hóspedes dos hotéis Vik no mundo e 20% dos consumidores dos vinhos da marca, além de o país contar com um mercado de ultraluxo em expansão.
Segundo Alan Estrada, CEO do Grupo Luan, empresa por trás da construção do hotel, “foram dois anos de namoro até que a parceria fosse efetivada. Alex e Carrie demonstraram muita animação e interesse ao assumirem como cocriadores da Fazenda Vista Verde assumindo nosso braço de hotelaria.”