Empresas

Casas Bahia (BHIA3) anuncia dois novos nomes para o conselho; veja o que muda no alto escalão

05 set 2025, 9:00 - atualizado em 05 set 2025, 9:00
casas bahia bhia3 ações
A Casas Bahia anunciou dois novos nomes para o conselho de administração da companhia (Imagem: Divulgação/Casas Bahia)

A Casas Bahia (BHIA3) informou ao mercado que os acionistas, em assembleia geral extraordinária (AGE) realizada na quinta-feira (4), elegeram André Luiz Helmeister e Jackson Medeiros de Farias Schneider para ocupar duas novas vagas no conselho de administração da companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O mandato ocorre até a realização da assembleia geral ordinária que deliberará sobre as demonstrações financeiras referentes ao exercício social de 2025.

As mudanças vêm na esteira da conversão de R$ 1,6 bilhão de dívidas em ações, que tornou a Mapa Capital a maior acionista da companhia.

Com isso, o número do conselho de administração da Casas Bahia passou de cinco para sete membros, com a manutenção de quatro atuais e indicação de três nomes pela gestora. Helmeister é sócio-fundador da Mapa Capital.

Agora, o conselho de administração da varejista é composto pelos seguintes membros:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Renato Carvalho do Nascimento, membro independente e Presidente
  • André Luiz Helmeister
  • Claudia Quintella Woods, membro independente
  • Fernando Beda
  • Jackson Medeiros de Farias Schneider, membro independente
  • Raphael Oscar Klein
  • Rogério Paulo Calderón Peres, membro independente

Na mesma AGE, houve a definição do conselho fiscal, composto por três membros efetivos e três suplentes. Com mandato também até a assembleia geral ordinária, houve a eleição de:

  • André Coji, como membro efetivo, tendo Susana Hanna Stiphan Jabra como suplente
  • Mauro da Motta, como membro efetivo, tendo Fernando Perez Romanelli como suplente
  • Glauber César de Souza, como membro efetivo, tendo Luiz Carlos Zavata como
    suplente

Mapa Capital assume controle da Casas Bahia

No início de agosto, a Mapa Capital passou a deter participação aproximada de 85,5% do capital social da Casas Bahia, se tornando a maior acionista da varejista, em meio à implementação do plano de transformação da estrutura de capital da companhia.

A Domus, uma subsidiária da Mapa Capital, concluiu a transferência das debêntures da 2ª série, conversíveis em ações, da 10ª emissão de debêntures simples, emitidas pela Casas Bahia.

Debêntures são títulos de dívidas que podem ser emitidos pelas empresas — ao convertê-las em ações, a dívida da empresa é transformada em capital próprio, reduzindo o endividamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Anteriormente, essas debêntures da Casas Bahia eram detidas pelo Bradesco (BBDC4) e pelo Banco do Brasil (BBAS3). Conforme já estava no radar do mercado, a Mapa Capital passou a deter essas dívidas e as converteu em ações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar