Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

CEO da Ecopetrol defende oferta de US$ 4 bilhões pela ISA

26/02/2021 - 21:51
Petroleo
O fato de nenhuma outra empresa de petróleo e gás ter feito isso não significa que seja uma má ideia (Imagem: REUTERS/Essam Al-Sudani)

De acordo com, na visão de investidores de Bogotá a Nova York, tem todas as marcas de um governo sem dinheiro que obriga uma estatal a resgatá-lo.

A Ecopetrol, maior petroleira da Colômbia, pagaria cerca de US $ 4 bilhões ao governo em troca do controle de outra estatal, um gigante de redes de transmissão ISA. 

A partir do momento em que a notícia da transação vazou no início de janeiro, os investidores perplexos se perguntavam: Como o negócio se encaixaria no modelo de negócios da Ecopetrol? Como o preço definido? Com isso, a ação começou a perder terreno em meio ao rali global de petroleiras.

Felipe Bayón entende por que existe ceticismo, mas também deseja eliminá-lo. Em entrevista por vídeo de Bogotá, o diretor-presidente da Ecopetrol negou que tenha sofrido pressão do governo para comprar a ISA e argumentou que a aquisição é parte fundamental do plano da empresa para proteger o negócio principal de perfuração de petróleo, adicionando uma nova fonte de receita.

“Se alguém me disser: ‘Você está fazendo isso porque o governo está pedindo para fazer’, a resposta é não”, disse Bayón. “Estou fazendo isso porque estou convencido de que é um bom negócio. Meu dever fiduciário é preservado o valor da empresa. ”

Como os executivos globais de petróleo, Bayón avaliados como se preparar para um futuro no qual haverá menos demanda por fósseis que a empresa bombeia. 

Enquanto outros se aventuram em energia renovável, Bayón identificou uma oportunidade no negócio de transmissão de energia com a Interconexión Eléctrica SA, ou ISA.

Ele admite que pode parecer um ajuste não convencional: a ISA é a maior empresa de transmissão de energia da América Latina, com milhares de milhas de linhas de alta tensão em países da região. Também possui rodovias pedagiadas na Colômbia e no Chile e uma pequena operação de fibra óptica. 

A Ecopetrol não está negócios, mas, se o acordo para aprovado, a inclusão da ISA a colocará imediatamente “anos à frente” em seu esforço para diversificar a base de receita, disse.

“O fato de nenhuma outra empresa de petróleo e gás ter feito isso não significa que seja uma má ideia”, afirmou em entrevista.

Até agora, os investidores não se convenceram. As ações da Ecopetrol caíram 2,6% em dólares desde o início de janeiro, quando o possível negócio foi anunciado. 

O índice S&P Global Oil, que acompanha o desempenho de 120 empresas de petróleo e gás, subiu 15% nesse período, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Parte da dúvida é motivada pela forma como o negócio fechado. O governo colombiano é proprietário majoritário da ISA e da Ecopetrol. Ao vender sua participação na ISA para a Ecopetrol, o governo mantém o controle de ambas as empresas.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por André Luiz - 26/02/2021 - 21:51