Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

CEO do PageGroup, Ricardo Basaglia, fala sobre sucesso, liderança e carreira em novo livro

Gabriela Mackert Occhipinti
10/05/2022 - 16:41
Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup
Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup, lança seu primeiro livro sobre carreira (Imagem: Divulgação)

Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup, conglomerado formado por algumas das consultorias de recrutamento especializado mais respeitadas no Brasil e no mundo, e um dos headhunters mais seguidos nas redes sociais, lançou seu primeiro livro, “Lugar de potência – Lições de carreira e liderança de mais de 10 mil entrevistas, cafés e reuniões”.

Atuando há mais de 15 anos como headhunter, o autor mapeou os principais erros cometidos e armadilhas que atrapalham a carreira de executivos e empreendedores.

Ele também é mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP com extensão em Behavioral Science of Management pela Universidade de Yale.

Basaglia iniciou a sua carreira na área de tecnologia e atuou em projetos de transformação digital em grandes corporações. Hoje, além de comandar o PageGroup, produz conteúdo de carreira e liderança nas redes sociais e no podcast Lugar de Potência.

O que é o sucesso?

O próprio autor se descreve como o exemplo de alguém que teve que se transformar para encontrar seu “Lugar de Potência” no mercado, “um jovem tímido isolado dentro de um datacenter com a convicção que tinha se encontrado na área de tecnologia e acaba guiando sua carreira para o lado humano como headhunter, se tornando CEO da maior empresa de recrutamento do Brasil e da América Latina”, definiu.

Nesse sentido, o sucesso se encontra com o significado, como explica ele. O primeiro, a gente cresce ouvindo e é, como defende o autor, proposto para nós, sendo categorizado. Já o significado é único e cabe a cada um descobrir.

“A gente cresce ouvindo da nossa família, escola e universidade: ‘busque o sucesso, tenha o sucesso’. O que é o sucesso segundo a sociedade? É ganhar dinheiro, ter um cargo em uma empresa, ser promovido. Só que se você ganhar o dobro, não será o dobro feliz“, disse o CEO.

Ter sucesso é estar em paz e como isso te energiza, define ele que ressalta como isso não é padronizado. “Existe uma energia para construir o caminho certo para você”, afirma.

“O que importa? Hoje a gente vive a era da escolha, o que te leva a escolher? Antigamente, era o cargo, salário, empresa. Hoje são: [o cargo e empresa] tem os valores, propósitos, o trabalho é hibrido?” Sem esquecer que “nenhum trabalho é 100% flores”, acrescenta. 

Carreira de sucesso

Pensando em carreira e sua relação com o sucesso é importante reconhecer que quanto mais qualificado é um profissional mais oportunidade e poder de escolher ele tem, destaca o autor, acrescentando que isso é uma exceção no Brasil.

Porém, para isso é importante se conhecer. “Muitas pessoas têm mais no seu currículo o que não quer fazer do que o que quer”, aponta. Uma solução é também conhecer o mercado, “onde eu estou e para onde um quero ir”.

Portanto, para ele, a chave está em se conhecer, definindo os valores negociais e inegociáveis, atrelados a qualificação para poder escolher com protagonismo, pois há “pessoas erradas, trabalhando nos lugares errados com lideranças erradas”.

O autoconhecimento é determinante e Basaglia tem uma frase que sintetiza isso: “não é a inteligência artificial que substitui empregos, é a emocional”.

lugar de potência
Livro “Lugar de potência – Lições de carreira e liderança de mais de 10 mil entrevistas, cafés e reuniões” de Ricardo Basaglia, CEO do PageGroup (Imagem: Divulgação)

Lições de liderança e carreira que viraram livro

“Quando a gente fala de carreira e liderança tá todo mundo começando do zero, a gente aprende errando. Acho que não precisa ser assim. Podemos errar com coisas novas. Se esse conhecimento foi divulgado, será muito mais fácil”, diz ele sobre as suas motivações para escrever o livro.

O prefácio da obra é assinado por Bernardinho, campeão olímpico de vôlei, economista e empresário, e considerado uma referência na arte de liderar. O ex-atleta define o título de Basaglia como: “esse livro transcende a área de carreiras profissionais”.

Para o CEO, uma das grandes lições de liderança que fica é “a gente muitas vezes quando se torna líder diz que gostaria de ser o líder que queria ter tido, mas seja o líder que seu time precisa”.

Receba as principais notícias de Carreira!
Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Carreira do Money Times e receba, todo domingo, uma seleção das melhores matérias da semana para você conquistar o sucesso profissional, melhorando suas competências, antecipando-se às tendências de mercado e monitorando as áreas mais promissoras. Clique aqui para se cadastrar.

Última atualização por Tamires Vitorio - 10/05/2022 - 16:41

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de carreira?
Receba todo domingo as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto