Empresas

CEO do Spotify vê oportunidade de US$ 18 bilhões em anúncios

06 maio 2020, 15:05 - atualizado em 06 maio 2020, 15:34
Spotify
Aumentar as vendas de anúncios é vital para o Spotify gerar mais lucros e tranquilizar Wall Street que seu modelo de negócios tem potencial a longo prazo (Imagem: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration/File Photo)

O Spotify criou o maior serviço de streaming de áudio do mundo ao convencer milhões de pessoas a pagar por música. Daniel Ek, fundador e CEO da empresa, agora vê oportunidade ainda maior em publicidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O setor de rádio dos Estados Unidos gerou cerca de US$ 18 bilhões em vendas de publicidade em um ano recente, e grande parte desses dólares será transferida para serviços como o Spotify, disse Ek em entrevista à Bloomberg Television.

“É óbvio que atualmente o negócio da música está focado em assinaturas pagas”, disse Ek. Mas a publicidade de rádio é “maior do que toda a indústria de streaming é para música”.

A publicidade respondeu apenas por 10% das vendas da empresa no ano passado, e esse segmento dos negócios do Spotify agora sofre o impacto da pandemia de coronavírus.

Mas o interesse de Ek nos anúncios é o pilar das duas maiores iniciativas da empresa: uma incursão agressiva em podcasts e esforços para convencer artistas a comprarem anúncios no Spotify.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aumentar as vendas de anúncios é vital para o Spotify gerar mais lucros e tranquilizar Wall Street que seu modelo de negócios tem potencial a longo prazo.

A empresa perde dinheiro porque transfere às gravadoras a maior parte das vendas. Tanto os podcasts quanto o marketing musical podem diluir a participação das empresas de música a longo prazo.

Justin Bieber e The Weeknd, por exemplo, pagaram o Spotify para notificar possíveis ouvintes quando lançarem álbuns. Essa prática tem criado polêmica em alguns círculos da indústria da música.

Gravadoras e artistas questionam por que deveriam pagar o Spotify pela promoção. O Spotify, argumentam, paga por suas músicas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ek acredita que as pessoas vão se convencer quando perceberem como a promoção no Spotify pode ser eficaz.

“Com o tempo, achamos que é uma oportunidade de receita significativa para o Spotify e para a indústria da música”, disse Ek. “Uma enorme barreira para muitos artistas hoje é a capacidade de promover suas músicas de maneira eficiente.”

Os podcasts podem levar mais tempo para mostrar resultados comerciais. Embora o setor tenha crescido rapidamente, as vendas totais de publicidade ainda são inferiores a US$ 1 bilhão.

O Spotify acelera os projetos para mudar isso. A audiência no Spotify mais do que dobrou no ano passado, e a empresa adquiriu três estúdios de podcast – Gimlet, Parcast e Ringer – para obter conteúdo novo. Também comprou a empresa de ferramentas e serviços Anchor. A empresa lançou dezenas de projetos exclusivos e apresentou novas ferramentas de publicidade em janeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar