Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Chefe do Banco Central do Reino Unido vê moeda digital deslocar o dólar como reserva global

26/08/2019 - 12:00
Para o governador do banco da Inglaterra o Bitcoin pode se beneficiar com o deslocamento da hegemonia do dólar como reserva de valo e ascensão do Renminbi, a moeda chinesa, que tem planos de lançar sua versão digital (Imagem: Pixabay)

De 22 a 24 de agosto de 2019, o Federal Reserve Bank de Kansas City recebeu dezenas de banqueiros, formuladores de políticas, acadêmicos e economistas de todo o mundo em seu simpósio anual de política econômica. Em 23 de agosto, Mark Carney, governador do Banco da Inglaterra, fez um discurso no almoço “Os crescentes desafios para a política monetária no atual sistema financeiro e monetário internacional”. Foi uma conversa prospectiva de uma das principais mentes sobre política monetária.

Carney acredita que o candidato mais provável a se tornar um verdadeiro status de moeda de reserva, será o Renminbi (RMB), a moeda chinesa. Contudo, ele acredita que essa divisa ainda tem um longo caminho até estar pronta para assumir essa posição.

Carney também fez uma análise sobre a transição da libra esterlina para o dólar como moeda global após a Primeira Guerra Mundial, destacando os problemas que podem ocorrer durante as transições de reserva de moeda. Ter dois provedores concorrentes de moedas de reserva desestabilizou o sistema monetário internacional e, juntamente com a falta de coordenação entre os formuladores de políticas monetárias, contribuiu para a escassez global de liquidez, agravando a severidade da Grande Depressão em 1929.

Carney não apenas reconhece os problemas associados ao domínio atual do dólar, como também sabe que a solução é virtual/digital. Para deixar claro, Carney não é fã do Bitcoin. Mas qualquer iniciativa, como uma Moeda Hegemônica Sintética Digital (Synthetic Hegemonic Currency – SHC), que traga as moedas digitais para o primeiro plano, deve ser positiva para o Bitcoin. Ele também acredita que qualquer iniciativa que abre a mente das pessoas para moedas alternativas ao dólar também é extremamente positiva para o Bitcoin.

No nível macro, Carney reconhece a gravidade dos problemas econômicos com os quais o mundo está lidando e o fato de que o kit de ferramentas que usamos para resolver problemas passados está cansado e não é mais eficaz. Ele sabe que precisamos “mudar o jogo”. Bitcoin é a maior virada de jogo da história, conforme suas palavras. Com informações da Business Insider e blog do simpósio.

 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Leandro França de Mello - 25/08/2019 - 20:09

Cotações Crypto
Pela Web