Carros

Chevrolet interrompe produção do seu principal carro no mercado brasileiro

06 jun 2023, 17:08 - atualizado em 06 jun 2023, 17:08
Onix Joy Chevrolet Carros
A produção do Chevrolet Onix será interrompida pelo mês de junho.  (Imagem: Chevrolet/Youtube)

A Chevrolet confirmou nesta terça-feira (6) que interromperá a produção do Chevrolet Onix durante o mês de junho.

O ‘intervalo forçado’ na produção do modelo ocorre em decorrência do fechamento temporário das fábricas de São José dos Campos (SP) e de Gravataí (RS).

Segundo os Sindicatos dos Metalúrgicos locais, a decisão da montadora está atrelada à fraca demanda por veículos 0 km.

O Chevrolet Onix é, disparado, o carro de mais sucesso da Chevrolet no Brasil. Neste ano, e segundo levantamento mensal da Fenabrave, o modelo só não foi o mais emplacado dentro da categoria de automóveis leves no mês de março, quando o Hb20 levou a melhor.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

Não é só juros, programa ‘carro popular’ emperra vendas

A queixa da Chevrolet vem sendo a tônica do setor automobilístico em 2023 e já causou paralisações prévias na produção da Stellantis e a Volkswagen.

Mas além da taxa de juros, considerada a principal culpada pela queda do poder de compra do consumidor, outro fator pode estar emperrando a procura pelos modelos 0 km.

Segundo apuração do Motor1, a expectativa pela redução de preços de carros que valem até R$ 120 mil está fazendo com que clientes desistam de suas reservas. Em algumas lojas e concessionárias de São Paulo, a espera por preços menores infligiu uma queda de 20% do volume de possíveis negócios nesta primeira semana.

Com valor de entrada próximo dos R$ 84 mil, o Onix é um dos veículos elegíveis a participar do programa de incentivo ao carro popular. Apesar disso, a Chevrolet ainda não deu informações sobre a precificação do modelo.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.