TikTok

China avalia vender TikTok para Elon Musk como alternativa à proibição nos EUA

14 jan 2025, 13:08 - atualizado em 14 jan 2025, 13:08
Diante da possibilidade de banimento do TikTok nos EUA, o governo chinês considera a venda da plataforma para Elon Musk como uma estratégia viável.
Diante da possibilidade de banimento do TikTok nos EUA, o governo chinês considera a venda da plataforma para Elon Musk como uma estratégia viável. 08/11/2019 REUTERS/Dado Ruvic/File Photo

Em meio à pressão do governo americano para banir o TikTok nos Estados Unidos, que acusa o aplicativo de risco à segurança nacional, o governo chinês está considerando vender a plataforma para Elon Musk

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi divulgada pela Bloomberg e, segundo a reportagem, o governo chinês ainda prefere manter o controle do TikTok com a ByteDance, empresa controladora da plataforma de vídeos curtos. 

No entanto, o TikTok enfrenta um prazo curto, visto que a partir de 19 de janeiro o aplicativo será banido dos EUA, a menos que seja vendido. A Suprema Corte já sinalizou, durante audiências realizadas em 10 de janeiro,  de que deve manter a legislação aprovada – que exige que a ByteDance venda ou encerre as operações americanas do TikTok

Donald Trump, que assume em 20 de janeiro, já afirmou que quer “salvar” o TikTok, e teria se reunido com representantes do setor privado para discutir alternativas para a plataforma. 

TikTok e X: uma possível fusão

Sob um possível acordo, Musk poderia adquirir as operações do TikTok nos EUA por meio da X (antigo Twitter), que já possui forte atuação no mercado de redes sociais

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A combinação do X e TikTok, que possui mais de 170 milhões de usuários nos EUA, poderia reforçar os esforços do X para atrair mais anunciantes, além de beneficiar a empresa de IA de Musk.

As discussões ainda são consideradas preliminares e também não está claro o quanto a ByteDance sabe sobre essas deliberações governamentais, ou se o TikTok e o Musk tiveram alguma conversa. 

Analistas da Bloomberg estimaram no ano passado que as operações do TikTok nos EUA poderiam valer entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões. Não se sabe se Elon Musk poderia fazer tal transação, se exigiria a venda de outras participações ou se o governo dos EUA aprovaria.

Há também outros interessados na compra das operações do TikTok, como o bilionário Frank McCourt e o investidor Kevin O’Leary. No passado, a Microsoft e a Oracle também buscaram adquirir a divisão americana do aplicativo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
isabelle.miranda@seudinheiro.com
Linkedin
Jornalista com especialização em Gestão de Mídias Digitais. Atua como repórter nos portais de notícias Money Times e Seu Dinheiro.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar