Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

China deveria liberar yuan para estimular uso maior, diz pesquisador do Banco Central local

19/05/2021 - 9:02

 

Yuan, Dinheiro, China
A China tem tentado aumentar a influência global do yuan desde 2009 para reduzir a dependência do dólar nas negociações comerciais e acordos de investimento (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

A China deveria retirar seu controle sobre a taxa de câmbio do yuan ao longo do tempo para apoiar um uso global mais amplo da moeda, disse um pesquisador sênior do banco central do país.

A China tem tentado aumentar a influência global do yuan desde 2009 para reduzir a dependência do dólar nas negociações comerciais e acordos de investimento, e desafiar o papel da moeda norte-americana como principal divisa de reserva mundial.

Mas, apesar de alguns passos em direção à liberalização, o país mantém um controle rígido sobre o yuan devido às preocupações de que a volatilidade excessiva possa afetar os fluxos de capital internacionais e prejudicar a economia.

“Temos que admitir que, sob a condição de internacionalização do yuan, não podemos controlar a taxa de câmbio. O banco central acabará desistindo de uma meta para a taxa de câmbio eventualmente”, disse Zhou Chengjun, chefe do instituto de pesquisa financeira do Banco do Povo da China, em discurso recente num fórum.

A retirada do controle sobre o yuan também ajudará o banco central a obter mais independência na política monetária, disse Zhou no discurso publicado nesta quarta-feira.

Gostou desta notícia? Baixe o nosso app para ler, em apenas um clique, esta e mais de 150 matérias diárias.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 19/05/2021 - 9:02

Pela Web