Economia

China tenta trazer mais carros ao Brasil porque alguns mercados estão fechando, diz Campos Neto

07 jun 2024, 12:14 - atualizado em 07 jun 2024, 12:14
Banco Central, Roberto Campos Neto, Economia
Segundo o presidente do BC, a China está tentando trazer maior número de carros para o Brasil (Imagem: REUTERS/Brendan McDermid)

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse nesta sexta-feira (7) que a China está tentando trazer maior número de carros para o Brasil porque alguns mercados estão se fechando.

Em evento promovido pela Monte Bravo Corretora, Campos Neto afirmou que há uma rearrumação nas cadeias globais nos últimos anos, com maiores restrições à China, citando também que essa reorganização dos fluxos de produtos pode contribuir para inflação e juros altos por mais tempo.

Dados da balança comercial brasileira mostram que nos primeiros cinco meses do ano as importações de carros pelo Brasil subiram 59,4%, movimento também explicado pela antecipação de estoques em meio ao aumento escalonado da tributação imposta pelo governo sobre esses produtos.

Na apresentação, Campos Neto disse também que o último dado de inflação no Brasil veio melhor que o esperado, mas voltou a ponderar que a “notícia não tão boa” são as expectativas de inflação.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.