AgroTimes

Chuvas: da cana chegam com grau de risco elevado ao café; grãos meio fora da rota

07 out 2022, 15:58 - atualizado em 07 out 2022, 16:13
Cooxupé Café Cafeicultura Agricultura Agronegócio
Café em florada para a próxima safra na zona de atenção de tempestades (Imagem: Facebook da Cooxupé )

O café no cinturão produtor entre o Sul de Minas e Norte de São Paulo vai seguir sendo castigado por chuvas intensas neste final de semana, começando nesta sexta (7) com precipitações de 50 a 70 mm.

Granizo é motivo de preocupação, como o que atingiu muitos cafezais em plena florada, no começo da semana.

A cana paulista também está na rota da frente fria, de um ciclone extratropical e de ventos atmosféricos que trazem as mesmas precipitações, só que um pouco menos intensas que no outro estado do Sudeste. Mesmo assim tornarão mais lenta o moagem pelas usinas, como vem ocorrendo nos últimos dois dias.

As previsões são de 20 a 40 mm.

Essa subida da umidade também o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) espera que se espalhe para boa parte do Centro-Oeste e Oeste da Bahia.

E favorece o plantio dos grãos de verão, como a soja, duplamente. Molha, mas sem agressão severa e atraso dos trabalhos, porque as ocorrências de tempestades estão no risco pontual e localizadas.

Apenas o Sul de Goiás deverá ter volumosos maiores da mesma onda que varre o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro.

A região Sul começou a ter folga da nebulosidade já nesta sexta, também importante para não atrasar a semeadura da soja e milho, além do resto que falta da colheita do trigo.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar