Chuvas de monções atingem 2/3 da Índia antes do normal e devem acelerar plantios

14/06/2021 - 9:35
Chuva Índia
As chuvas de monções chegaram ao Estado de Kerala, no sul do país, em 3 de junho –isso normalmente ocorre em 1º de junho (Imagem: REUTERS/Francis Mascarenhas)

As chuvas de monções anuais da Índia cobriram dois terços do país quase duas semanas antes do calendário normal, disse nesta segunda-feira uma autoridade do departamento de meteorologia, acrescentando que as condições são favoráveis para um avanço ainda maior rumo às regiões norte e ocidentais do país nesta semana.

A chegada antecipada das chuvas de monções às regiões central e norte da Índia ajudará produtores a acelerar o plantio das safras de verão, como as de arroz, algodão e soja, e pode também dar impulso à produtividade agrícola.

“As monções já cobriram algumas partes de Punjab. Geralmente, elas chegam a Punjab na última semana de junho”, disse uma autoridade do Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês), que pediu para não ser identificado.

As chuvas de monções chegaram ao Estado de Kerala, no sul do país, em 3 de junho –isso normalmente ocorre em 1º de junho. Desde então, porém, avançaram de forma rápida.

Desde o início da temporada, as monções proporcionaram chuvas 25% acima do normal, em volume impulsionado pelas maiores precipitações na região central da Índia, mostraram dados compilados pelo IMD.

As chuvas de monções são cruciais para a economia de 2,7 trilhões de dólares da Índia, já que entregam cerca de 70% das precipitações necessárias pelo setor agrícola, além de reabastecer reservatórios e aquíferos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 14/06/2021 - 9:35

Pela Web