BusinessTimes

Ciclo de alta de juros e marcação a mercado impõem perdas a fundo da Captalys

22 set 2022, 18:28 - atualizado em 22 set 2022, 18:28
Fundos de Investimentos
Segundo a executiva, no entanto, o Orion ainda tem rentabilidade equivalente a 64% do CDI no acumulado de 2022 (Imagem: Pixabay)

Embora o Banco Central tenha decidido na véspera manter a Selic em 13,75% ao ano, o maior ciclo de alta de juros no Brasil em ao menos duas décadas ainda está fazendo vítimas entre investidores de renda fixa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos mais recentes nessa lista é o Orion, premiado fundo da gestora de crédito corporativo Captalys que, após 12 anos entregando rentabilidade acima do CDI, acumulou no último mês uma perda de 1,57%, conhecendo seu primeiro resultado negativo.

Com cerca de 1,6 bilhão de reais de patrimônio, o Orion é fundo prefixado dirigido a investidores profissionais e teve a performance afetada também pela ‘marcação a mercado’ de ativos imobiliários, o que ocorre uma vez por ano, disse a presidente-executiva e co-fundadora da Captalys, Margot Greenman.

Segundo a executiva, no entanto, o Orion ainda tem rentabilidade equivalente a 64% do CDI no acumulado de 2022.

“O fundo vem desempenhando pior do que no seu histórico, o que deixou alguns cotistas insatisfeitos”, disse ela à Reuters. “Houve alguns pedidos de resgate”, acrescentou Greenman, sem dar detalhes do volume de pedidos. A janela atual termina neste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelas regras do fundo, os investidores têm quatro janelas trimestrais a cada ano para pedir resgates, com os pedidos totais não podendo superar em cada uma o equivalente a 20% do patrimônio.

Os resgates são liquidados após seis meses.

“No pior cenário, o regulamento é feito para o fundo ter a liquidez necessária”, disse Greenman.

Em grupos de mensagens de integrantes do mercado financeiro, investidores especulavam sobre possível fechamento de carteiras do Captalys, o que Greenman negou na conversa com a Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fundada em 2010, a Captalys intermedeia operações de crédito para empresas brasileiras de médio porte.

Seu modelo usa um software para originar, precificar operações de empréstimos, além de infraestrutura para cobrança e gestão dos créditos, que são empacotados e vendidos no mercado de capitais.

Há um ano, a gestora chegou a pedir uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para expandir sua plataforma digital de infraestrutura de crédito organicamente e via aquisições, mas suspendeu o plano diante da piora das condições do mercado.

Siga o Money Times no Instagram!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar