Clima de Natal na Bolsa: quem ganhou presente e quem ficou no prejuízo; Confira as recomendações do Money Picks
Com o Natal se aproximando, o mercado também entra no clima de fim de ano: para algumas empresas, celebrações e festividades, para outras, o período é mais difícil.
No Money Picks desta segunda (22), apresentado pela jornalista Juliana Caveiro, você confere as principais ações e destaques da semana.
Equatorial (EQTL3)
Apesar de ter subido 46% no ano, a Equatorial (EQTL3) ficou atrás de outras empresas do setor elétrico e também atrás do Indice Índice de Energia Elétrica da B3, que subiu 53%.
Ainda assim, a companhia ainda apresenta um bom desempenho e se destaca no setor, comprando empresas com dificuldades e superando esses problemas.
Um exemplo disso foi a privatização da Sabesp. A Equatorial comprou 15% da empresa, pagando R$ 67,00 por ação. Atualmente, esses ativos já estão avaliados em R$ 135,00.
Neste cenário, para o Itaú BBA, a Equatorial ainda é uma boa aposta para 2026.
São Martinho (SMTO3)
A São Martinho (SMTO3) não finaliza 2025 com festividades. O ano foi difícil para a empresa, que enfrentou preços fracos, margens apertadas e um mercado global abastecido demais.
No Ibovespa (Ibov), a São Martinho chegou a cair mais de 30%, com a baixa internacional nos preços do açúcar.
Para o Citi, 2026 não traz perspectivas tão boas: os preços do açúcar tendem a continuar fracos e existe a possibilidade de queda no etanol, o que contribui para margens ainda mais apertadas para os produtores.
Ainda existe a esperança de uma mudança de cenário, mas que depende de fatores externos como a redução do açúcar e aumento do etanol. Para os especialistas, o cenário de 2026 é de incerteza e volatilidade.
Braskem (BRKM5)
Outra empresa que chega ao fim de ano enfrentando desafios é a Braskem (BRKM5), com uma queda de mais de 30% em 2025.
A geração de caixa para a companhia foi fraca enquanto a dívida está elevada. A contratação de assessores para revisar a estrutura de capital não chega como uma boa notícia para o mercado.
Além disso, o caso Maceió ainda está no radar, com impactos legais e ambientais.
Para a Genial, o momento é de cautela sobre as ações da empresa.
Recomendação bônus
Para finalizar, o Money Picks traz uma ação com recomendação de compra.
Apesar da queda de mais de 26% da Cosan (CSNA3), em 2025, a expectativa para Larissa Quaresma, analista da Empiricus Research, é de um crescimento no ano que vem.
Para a especialista, o desconto no preço das ações de Cosan são excessivos, o que sugere que há um espaço para valorização do ativo.
A Cosan é uma das recomendações da carteira que reúne as 10 ações para comprar agora, segundo a Empiricus.
Para conferir todos os detalhes sobre essas análises e decidir se vale ou não colocar essas ações na sua carteira, acompanhe o Money Picks no canal do Money Times no YouTube.