Internacional

Colômbia vai “diversificar radicalmente” suas exportações, diz novo ministro das Finanças

11 ago 2022, 13:57 - atualizado em 11 ago 2022, 13:57
José Antonio Ocampo
“A questão das exportações é a prioridade número um do governo em termos de desenvolvimento produtivo”, disse Ocampo (Imagem: REUTERS/Vannessa Jimenez/File Photo)

A Colômbia priorizará a diversificação de suas exportações para reduzir a dependência de petróleo, gás e mineração e combater seu alto déficit comercial, disse o novo ministro da Fazenda do país, José Antonio Ocampo, nesta quinta-feira.

“A questão das exportações é a prioridade número um do governo em termos de desenvolvimento produtivo”, disse Ocampo durante apresentação na conferência anual da Associação Empresarial Colombiana.

“O déficit comercial se deteriorou, é um problema sério”, acrescentou. “Continuamos a depender muito de petróleo e carvão como exportações e precisamos diversificar radicalmente, é um desafio importante.”

O governo do presidente de esquerda Gustavo Petro, que assumiu o cargo no domingo, já propôs uma reforma tributária para arrecadar 25 trilhões de pesos, cerca de 5,8 bilhões de dólares, para programas sociais em 2023 em parte por meio de aumento de impostos sobre as exportações de petróleo e carvão.

Ocampo disse estar aberto a mudanças em um projeto de reforma tributária que apresentou esta semana ao Congresso, mas sem modificar o total, o que também ajudará a reduzir o déficit fiscal de cerca de 80 trilhões de pesos.

Entre para o grupo do Money Times no Telegram!

Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Link: https://t.me/MoneyTimesBR

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.