Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Coluna do TradingView: Índice Ensaia Baixa, Ouro e Ações no Radar

28/07/2020 - 11:44

Gangorra entre a bolsa e o câmbio segue acontecendo. Ações em ponto de compra enquanto outras em ponto de venda, confira o que pensam os analistas do TradingView.

UileTKD

Índice BovespaIBOV

Momento de atenção para o próximo pregão que deve ditar o destino do IBovespa. Rompendo para baixo a figura, vejo uma confirmação de continuidade da baixa e projeto alvo nos 98mil pontos. Para cima tudo volta a normalidade de alta e deve buscar novamente a máxima.

Se o índice for abaixo dos 100mil pontos vai pegar muito investidor novato despreparado para a correção depois de tantas altas seguidas, comprou qualquer ativo e ganhou dinheiro porque tudo subiu muito… (veja o gráfico dinâmico).

GFauth

Cotação Ouro GOLD

Ouro Dólar (XAUUSD) par de forex quotado em dólar superou Topo Histórico de 1.921 dólares de 2011, agora atuando acima da antiga resistência mensal, com momento comprador e força vinda do índice dólar. Os reflexos da crise batem na porta e agora o FED fará o que? Em vermelho no gráfico o Índice Dólar (DXY), que teve um ano resiliente em 2019 e fortes altas desde 2014, agora apresenta declínio, seguindo o ciclo natural.

Já o Ouro, esse sim brilha, e brilha mais em toda a crise. Recém rompendo resistência com momento de compra pelo CCI quase em ponto de saturação, trabalha com 3 suportes abaixo, 1781, 1686 e 1582 sendo os melhores pontos de retração nos quais o ouro não perde momento comprador.

Utilizei Extensão de Fibonacci Baseada em Tendência para encontrar o objetivo de toda a onda de alta até 2011, com a retração até 2015 para obter o resultado de 2,146 dólares a onça, como alvo primário do rompimento do topo histórico, estaria otimista a esperar isso em 1 ou 2 anos de valorização seguido das primeiras recuperações da crise atual. É necessário arrastar o gráfico para seguir a seta para ver o objetivo. (veja o gráfico dinâmico).

Rodolfo Saldanha

Cotação VVAR3 VIAVAREJO

O gráfico VVAR3 corrigiu até o primeiro suporte de fibo (18,42), tracei retração do topo até o fundão da crise. Reparem que o candle de 20/07 fechou fora das BB e o seguinte fechou dentro, confirmando o set up do fechou fora fechou dentro, a partir do dia 23/07. O último candle (24/07) é de indefinição, cujo preço de abertura e fechamento ficaram muito próximos (19,59/19,54) ficando parecido com o doji dragon flying, que é um candle de reversão de tendência. Essa visão pode se confirmar pelo suporte em fibo e pela passagem da mme 9 em 19,70.

Olhando pelo RRG (rotation relative graph) VVAR3 está perdendo momento, migrando do quadrante de maior força para o de menor força. Contudo, ainda mantém a tendência de alta. Outros indicadores como estocástico, MACD e ADX apontam para baixo, estando atualmente o IFR9 em 60 contra 92 no dia 20/07, mostrando forte pressão vendedora nos últimos dias. (veja o gráfico dinâmico).

ShimaTrader

Cotação USIM5 USIMINAS

Gráfico USIM5 enfrenta neste momento uma forte resistência na região dos 7,60, coincidência ou não temos a média móvel de 20 do gráfico mensal passando bem neste ponto e um pouco mais acima a média móvel de 200 períodos.

Então como estamos num estreitamento de preços, a qualquer momento podemos esperar por um forte movimento, podendo este ser para cima ou para baixo.

Caso seja para cima teremos alvo na mm200 que passa na região dos 8,78 e pela outra ponta, o preço poderá encontrar suporte na região dos 6,00. (veja o gráfico dinâmico).

Paulo Tedesco

Cotação VALE3 VALE

Pregão de forte alta na VALE3, havia formado um candle de reversão em região de suporte ( um doji , que marcou fundo plantado na média mês) e confirmou a alta! Disparou compra pelo hiloactivator e opera com médias móveis compradas! Agora vai enfrentar resistência em região de topo anterior na faixa dos R$ 62,30! (veja o gráfico dinâmico).

Disclaimer: As análises aqui apresentadas são apenas estudos. Elas não são recomendações de investimento, nem de compra nem de venda, tampouco refletem a opinião do veículo de mídia na qual estão sendo divulgadas. São estudos direcionados a pessoas com conhecimento e experiência no mercado financeiro.

Nossos Autores: UileTKDGabriel FauthRodolfo SaldanhaKleber ShimabukuPaulo C. Tedesco.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: Análise Técnica, Mercados, Opinião

Última atualização por Trading View - 04/08/2020 - 11:21