Empreendedorismo

Com 4 milhões de clientes PJ, Nubank lança linha de capital de giro; veja mais

27 mar 2024, 16:00 - atualizado em 27 mar 2024, 16:00
Nubank, Bancos, Economia, PJ, Pessoa Jrídica, Finanças empresas
Nubank atinge 4 milhões de clientes PJs e reforça produtos para esse mercado (Imagem: Divulgação/Nubank)

O Nubank (NU;ROXO34) está dando mais um passo na cobertura destinada a pessoas jurídicas (PJ). O banco digital anunciou, nesta quarta-feira (27), sua primeira linha de crédito específica para empresas: a de capital de giro. O produto é focado em micro e pequenas empresas, empresas de pequeno porte e MEIs (microempreendedores individuais).

O anúncio vem no momento em que o Nubank atingiu a marca de 4 milhões de clientes na modalidade PJ no Brasil. No total, o banco conta com 94 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia.

“Um dos principais desafios para os empreendedores está relacionado ao acesso a crédito para financiar seus negócios ou mesmo para lidar com situações inesperadas e emergências, levando muitos a recorrerem a empréstimos pessoais”, afirmou Livia Chanes, CEO do Nubank no Brasil, em entrevista coletiva hoje.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui.

“Nosso objetivo é apoiar esses empreendedores na utilização responsável e sustentável de empréstimos, atuando como facilitadores para ajudar a concretizar seus sonhos e seus empreendimentos”, completa Chanes.

Nubank: Como funciona o capital de giro?

  • Capital de giro

Equivalente ao empréstimo pessoal, o capital de giro é uma linha de crédito projetada para atender às necessidades diárias de caixa dos empreendedores, ou outras demandas comerciais.

De acordo com uma pesquisa do banco, pelo menos 24% dos clientes PJ utilizaram linhas de crédito de suas contas PF em seus negócios. Segundo Chanes, os produtos de crédito têm uma rentabilidade maior, enquanto produtos transacionais, menor.

“Com o giro, que é o segundo produto de crédito aqui do nosso portfólio, a gente espera dar mais um salto aqui do ponto de vista de satisfação de clientes e também de rentabilidade”, afirma a CEO.

  • [Macro Summit Brasil 2024] Evento online do Market Makers em parceria com o Money Times traz Luis Stuhlberger, Daniel Goldberg e outros grandes nomes do mercado; retire seu ingresso gratuito

Para a CEO, o capital de giro serve como uma alternativa para compras maiores e com outra característica. “É um pagamento que vai ser parcelado. A gente vê o uso do cartão mais para os gastos no dia a dia”.

Nubank: Outras ferramentas para PJ

O Nubank também aproveitou esta quarta-feira para anunciar outras ferramentas focadas nas pessoas jurídicas:

  • Acesso Compartilhado PJ

A ferramenta fornece acesso personalizado, para que outros colaboradores ou sócios possam gerenciar as finanças, sem que o proprietário perca o controle. Entre os recursos, estão:

  • Perfil Consulta: é destinado a pessoas mais distantes do negócio, como contadores e consultores, para que possam visualizar as principais ações da empresa;
  • Perfil Operação: foi desenvolvido para compartilhar as ações financeiras com funcionários que ajudam nas principais ações financeiras do negócio.
  • Perfil Administrador: é destinado aos sócios, visando a divisão de responsabilidades do dia-a-dia.

Em entrevista coletiva, Livia Chanes informou à imprensa que o “PJ já é um portfólio rentável” para o Nubank. Dessa forma, serão implantadas e pensadas, ações que auxiliem os clientes.

  • Acesso Web + Notas Fiscais

Permite que os clientes acessem a conta PJ pelo computador e realizem tarefas simples como verificar saldo, extrair extrato e emitir notas fiscais. Por enquanto, a solução ainda se encontra em fases de testes, e integra apenas notas emitidas em São Paulo. Assim, a ferramenta busca:

  • Facilitar a emissão, armazenagem e gerenciamento de notas fiscais;
  • Facilitar o envio de extratos e documentações para contadores.

O acesso ao navegador será uma ferramenta para complementar o aplicativo no celular, permitindo que os clientes acessem o Nubank PJ por meio do computador desktop.

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.