BusinessTimes

Carrefour avança mais de 3% com alta de 11,4% nas vendas no 4º tri

23 jan 2020, 11:30 - atualizado em 23 jan 2020, 11:52
Carrefour
A empresa abriu 20 lojas Atacadão em 2019, dentro da meta, das quais 8 no quarto trimestre (Imagem: Reuters/Regis Duvignau)

As ações do Carrefour Brasil (CRFB3abrem a sessão desta quinta-feira na bolsa paulista com importante valorização, que é puxada pela alta de 11,4% nas vendas brutas do quarto trimestre ante mesma etapa de 2018, para R$ 16,84 bilhões, informou a rede de varejo na prévia operacional do período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, por volta das 11h25, os papéis avançavam 2,66% a R$ 23,90.

Os números excluem vendas de combustíveis. A companhia afirmou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 7,6% no período, impulsionadas por avanço de 12,7% da bandeira Carrefour.

Já a divisão de atacarejo, maior do grupo no país e representada pela bandeira Atacadão, teve crescimento de vendas mesmas lojas de 5,5%.

A XP Investimentos tem uma visão positiva da companhia e destaca a operação de Atacarejo, que apresentou aceleração no crescimento de vendas alivia em grande parte as preocupações em relação ao cenário competitivo no segmento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A corretora também destaca, o ganho de participação de mercado na operação de varejo (+2,2p.p em hipermercados, segundo a Nielsen) e forte desempenho da operação online, que alcançou 16,1% das vendas do varejo vs. 12,9% no 4T18.

Para os analistas, após a alta de 24% nos últimos dois meses, o múltiplo atual de 20,3x P/L para 2020 (17,6x para GPA (PCAR4) é considerado como justo. Assim, a recomendação de Neutra foi mantida para as ações do Carrefour Brasil.

Desempenho

Segundo o relatório do Carrefour Brasil, o desempenho de vendas mesmas lojas do grupo no quarto trimestre foi o melhor para o período dos últimos cinco anos, apesar da “tendência de volatilidade de inflação em diversas categorias, principalmente a carne”.

A empresa abriu 20 lojas Atacadão em 2019, dentro da meta, das quais 8 no quarto trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A companhia afirmou que obteve ganho de participação em hipermercados, de 2,2 pontos, no quarto trimestre e no varejo de “multi-formato”. As vendas no período da Black Friday, no fim de novembro, subiram 40%.

O Carrefour Brasil terminou 2019 com 692 lojas no país, das quais 186 do Atacadão. Além das 20 aberturas de lojas de atacarejo, o grupo inaugurou três supermercados, cinco lojas de conveniência e dois postos de combustíveis.

Os dados foram divulgados alguns dias depois que o rival GPA publicou relatório de vendas apontando alta de 4,3% nas vendas mesmas lojas da bandeira de atacarejo Assaí no quarto trimestre, enquanto nas outras frentes de supermercados do grupo houve queda de 0,9%. Não ficou imediatamente claro se os dados são comparáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
investing@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar