Agenda do Dia

Combustível mais caro? Petrobras pode ser pressionada com restrição da Rússia; veja a agenda desta sexta (22)

22 set 2023, 8:30 - atualizado em 22 set 2023, 8:30
combustível
Restrição russa pode pressionar combustível no Brasil (Imagem: Pixabay/Engin_Akyurt)

Ontem (21), a Rússia anunciou a proibição temporária da exportação do diesel em meio a uma escassez interna, o que deverá impactar o mercado brasileiro e pressionar a Petrobras (PETR4) por reajustes nas refinarias, disseram especialistas à Reuters.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O país é o maior fornecedor atual de combustíveis do Brasil. Em um momento em que os estoques globais já estão em níveis baixos, o preço do combustível deve ser afetado.

Apenas em agosto, o diesel russo foi responsável por mais de 70% do volume importado pelo Brasil, que importa entre 25% e 30% de sua necessidade desse combustível.

“A partir do momento em que a grande fonte supridora acaba sendo reduzida na marra, a tendência é que o mercado responda como uma sinalização de restrição”, disse o sócio-diretor da Raion Consultoria, Eduardo Oliveira de Melo, à Reuters.

Na avaliação do diretor do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Pedro Rodrigues, com o diesel subindo de preço o brasileiro vai pagar mais caro em razão do mercado internacional e a Petrobras vai ser mais rapidamente pressionada a subir o preço internamente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda de Lula desta sexta-feira (22)

Horário Programação Local
10h Vinicius Carvalho – Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU) Palácio do Planalto
12h Reunião com Li Xi – Membro do Comitê Permanente do Politburo e Secretário da Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Comitê do Partido Comunista da China Palácio do Planalto

Economia

Do lado econômico, o Brasil encerra semana de Copom com a agenda esvaziada. Já no lado internacional, hoje saem dados do PMI Industrial e de Serviços em diversos países.

Ontem, após se reunir com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, na sede da Fazenda, o ministro Fernando Haddad foi questionado sobre comunicado do BC, que reforçou a importância da firme persecução das metas fiscais.

“Perseguir meta fiscal, como diz o comunicado, é uma coisa importante, porque demonstra a seriedade do país com as contas públicas”, disse o ministro ao deixar o ministério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com apoio do Congresso, eu tenho certeza que nós vamos continuar avançando no sentido correto de não aprovar novas despesas, não aprovar novas desonerações e fazermos aquilo que precisa ser feito para corrigir as distorções tributárias que o Brasil acumulou ao longo dos últimos anos”, acrescentou.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (22)

Horário País Indicador
00h00 Japão Declaração de Política Monetária do BoJ
03h00 Reino Unido Vendas no Varejo (Agosto)
04h30 Alemanha PMI Composto, Industrial e Serviços (Setembro)
05h00 Zona do Euro PMI Composto, Industrial e Serviços (Setembro)
05h30 Reino Unido PMI Composto, Industrial e Serviços (Setembro)
10h45 EUA PMI Composto, Industrial e Serviços (Setembro)

Compartilhar

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.