Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Comércio global indica retomada mais rápida do que no pós-crash de 2008

01/09/2020 - 11:27
Shibuya Tóquio Japão Ásia Consumo
Atividade comercial indica que recuperação será em forma de V, segundo o Instituto Kiel (Imagem: Unsplash/@qvist)

O comércio global dá sinais de se recuperar mais rapidamente da pandemia de coronavírus do que após a crise financeira de 2008, de acordo com o Instituto Kiel para a Economia Mundial, da Alemanha.

Os volumes de embarque já estão nos níveis que levaram mais de um ano para serem atingidos após o colapso do Lehman Brothers, sugerindo uma recuperação em forma de V, disse o presidente da instituição, Gabriel Felbermayr.

O comércio passa por uma “queda profunda e uma recuperação rápida”, disse. “A situação atual é significativamente melhor” do que há uma década.

A pandemia leva a economia global para o que pode ser a crise mais profunda desde a Grande Depressão. A recuperação inicial reflete o fim das rígidas restrições para conter o vírus, e autoridades alertam contra o otimismo prematuro de que o pior já passou.

No início de agosto, a Organização Mundial do Comércio disse que as projeções de forte recuperação do comércio em forma de V em 2021 poderiam ser “excessivamente otimistas”.

No entanto, outras instituições – entre elas o Instituto Kiel – se mostram mais confiantes. Na segunda-feira, a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Kristalina Georgieva, destacou um “renascimento do comércio”.

O governo da Alemanha, que tem forte peso das exportações, estima que o impacto econômico do coronavírus seja menor do que o previsto neste ano, de acordo com uma pessoa a par das previsões atualizadas publicadas nesta terça-feira.

O Instituto Kiel destaca que a atividade de embarque de contêineres em áreas-chave apoia sua conclusão, com a normalização dos movimentos de navios nas Américas, Ásia e Europa. A capacidade de carga voltou aos níveis que seriam esperados para o final de agosto, mesmo sem uma crise.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 01/09/2020 - 11:27

Cotações Crypto
Pela Web