Educação

Comissão de Educação debate desigualdades acarretadas no ensino pela pandemia; assista

05 jul 2021, 9:12 - atualizado em 05 jul 2021, 9:31
A deputada que sugeriu a realização da audiência, lembra que as desigualdades que marcam a efetividade do direito fundamental à educação no Brasil são históricas e estruturais, e afirma que os desafios não foram iguais para todos os estudantes (Imagem: Alex Pazuello/Prefeitura de Manaus)

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados discute nesta segunda-feira (5) as desigualdades educacionais acarretadas pela pandemia de Covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presidente do colegiado, deputada Professora Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO), que sugeriu a realização da audiência, lembra que “as profundas desigualdades que marcam a efetividade do direito fundamental à educação no Brasil são históricas e estruturais”. Diante da pandemia e da exigência do ensino remoto, segundo ela, essas desigualdades se acentuaram.

“Os desafios enfrentados não foram iguais e os dados mostram que a pandemia afetou ainda mais a vida escolar do perfil de estudantes que já era mais impactado pela cultura do fracasso escolar: meninas e meninos negros e indígenas, nas regiões Norte e Nordeste do País”, lamenta.

Além disso, a deputada chama a atenção para as dificuldades extras impostas pela pobreza. Onde falta saneamento básico e até alimentação, afirma Professora Dorinha, “é plausível concluir que não há computador nem acesso à internet“.

O retorno às aulas no sistema híbrido, na opinião da deputada, não resolverá as lacunas sedimentadas durante o último ano. Por isso, ela quer discutir soluções para que as desigualdades educacionais agravadas pela pandemia não se perpetuem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram convidados para discutir o assunto com a comissão, entre outros:
a presidente do Conselho de Administração e Diretora-Executiva interina do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Anna Helena Altenfeder;
o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Luiz Miguel Martins Garcia;
o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Vitor de Ângelo;
a professora da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e integrante da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Catarina de Almeida Santos;
a educadora e assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) Cléo Manhas;
a educadora e quilombola Givânia Silva;
a liderança indígena Weiber Tapeba; e
um representante do Ministério da Educação.

A audiência, que será realizada no plenário 12 a partir das 9 horas, recebeu o apoio dos deputados Maria Rosas (Republicanos-SP), Luizão Goulart (Republicanos-PR), Maria do Rosário (PT-RS) e Professora Rosa Neide (PT-MT).

O público poderá acompanhar a reunião ao vivo e enviar perguntas aos participantes por meio do portal e-Democracia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar