Política

Comissão de Minas e Energia debate o uso múltiplo das águas de Furnas; assista

06 jul 2021, 10:18 - atualizado em 06 jul 2021, 10:20
Furnas
A cota mínima de 762 metros para a represa é considerada suficiente para o uso múltiplo de água (Imagem: A. G. Freitas Neto)

A Comissão de Minas e Energia realiza audiência pública na terça-feira (6) para discutir os critérios de operação da usina de Furnas e o uso múltiplo das águas.

O debate será no plenário 14, às 10 horas, e será transmitido pela internet, com a possibilidade de envio de perguntas.

Confirmaram presença na audiência, entre outros, a diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias Ferreira; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema (ONS), Luiz Carlos Ciocchi; e o diretor-presidente da Furnas Centrais Elétricas, Clovis Torres. Veja a lista completa de convidados.

O deputado Domingos Sávio (PSDB-MG), que solicitou a audiência pública, afirma que o uso múltiplo da água de Furnas está sendo “violentado criminosamente, pois a operação da vazão das águas de Furnas tem ignorado sistematicamente este princípio e os interesses dos milhares de cidadãos que vivem ou frequentam as margens do lago ou que dependem de suas águas para sobreviverem”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Privatização

Domingos Sávio disse que soma-se a isso o anúncio da privatização da Eletrobras (ELET3) e de Furnas, sem que “esteja clara a responsabilidade que entendemos ser fundamental das futuras concessionárias com o respeito à cota 762”.

A cota mínima de 762 metros para a represa é considerada suficiente para o uso múltiplo de água, atendendo os municípios banhados pelo lago com a manutenção de atividades econômicas voltadas ao turismo, piscicultura e agropecuária.

agencia.camara@moneytimes.com.br