Política

Comissão de Orçamento reúne-se hoje para votar a LDO-2020

07 ago 2019, 9:55 - atualizado em 07 ago 2019, 10:08
Marcelo Castro
Marcelo Castro descartou eventual adiamento devido ao segundo turno da reforma da Previdência (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) reúne-se hoje com duas propostas na pauta de votações: o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2020 e um crédito especial que destina R$ 89,66 milhões para diferentes ramos do Judiciário (Federal, Eleitoral e do Trabalho).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Deverá haver obstrução dos trabalhos na comissão. Há reclamações de parlamentares em relação ao não pagamento de emendas individuais impositivas na área de saúde e sobre a falta de recursos para universidades e institutos federais – em junho, o governo fez acordo sobre esse último tema.

O presidente da CMO, senador Marcelo Castro (MDB-PI), descartou eventual adiamento devido ao segundo turno da reforma da Previdência no Plenário da Câmara dos Deputados. “Uma coisa corre paralelamente à outra, vamos votar a LDO, e a Câmara votará a reforma da Previdência”, afirmou em entrevista.

Lei orientadora

O relator do projeto de LDO (PLN 5/19) na Comissão de Orçamento, deputado Cacá Leão (PP-BA), deve apresentar uma complementação de voto para incluir sugestões das bancadas ao Anexo de Metas e Prioridades para o ano que vem.

Cacá Leão fez várias alterações em relação ao texto original enviado pelo Executivo, mas manteve o reajuste do salário mínimo apenas pela inflação. “Recebi um pedido do governo para que não mexesse nessa questão e acabei atendendo, mas acredito que é um dos pontos para discussão”, disse o relator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A LDO é uma lei de vigência anual que orienta a elaboração da proposta orçamentária e a execução do Orçamento no exercício seguinte. A tramitação começa na CMO, onde podem ser apresentadas emendas, e termina em sessão conjunta de deputados e senadores no Congresso.

Além da meta fiscal, a LDO traz regras sobre as ações prioritárias do governo, transferência de recursos para entes federados e setor privado e fiscalização de obras executadas com recursos da União, entre outras medidas.

Judiciário

Os recursos para o Judiciário destinam-se à aquisição e à reforma de imóveis. No caso da Justiça Federal, o projeto de crédito especial (PLN 8/19) envolve a conclusão da reforma de edifício em Novo Hamburgo (RS) e a reforma das instalações em São João del-Rei (MG).

Na Justiça Eleitoral, os recursos destinam-se à modernização do sistema de ar-condicionado da sede do tribunal regional em Porto Alegre. O projeto prevê ainda a aquisição de imóvel para acomodar um fórum trabalhista em Recife e outro em São José dos Pinhais (PR).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A reunião será realizada às 14h30, no plenário 2.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar