Política

Comissão discute privatização do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada

22 ago 2021, 18:00 - atualizado em 20 ago 2021, 14:49
Congresso
Há vários projetos de decreto legislativo em tramitação na Câmara para anular a decisão do governo de privatizar o Ceitec (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados discute na próxima segunda-feira (23) denúncias de irregularidades no processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada S.A. (Ceitec), com sede no Rio Grande do Sul.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Criado em 2008, o Ceitec emprega 180 pessoas e atua desenvolvendo e fabricando chips, etiquetas eletrônicas e sensores para ações e programas do governo federal nas áreas de logística, segurança, saúde e agronegócio.

Segundo o decreto, caberá ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação divulgar as regras para seleção e qualificação da entidade privada sem fins lucrativos que irá absorver as atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação da estatal.

Críticas

A Associação dos Colaboradores do Ceitec critica o Decreto 10.578/20, que determina a desestatização da instituição.

Eles afirmam que os estudos que subsidiaram a elaboração do decreto são falhos e não têm o aval do Tribunal de Contas da União (TCU).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Dissolver o Ceitec significaria retirar o Brasil de um seleto grupo de países que produzem semicondutores, limitar importantes políticas públicas nacionais e findar com a possibilidade do País se tornar autossuficiente em tecnologia”, afirma o deputado Nilto Tatto (PT-SP), que propôs a realização da audiência.

Segundo o parlamentar, liquidar a empresa significaria “um grave risco à economia nacional, uma vez que a Ceitec é considerada estratégica para o desenvolvimento tecnológico brasileiro e essencial para a soberania nacional nesta temática, já que é a única que atua na fabricação de chips e semicondutores na América Latina“.

Há vários projetos de decreto legislativo em tramitação na Câmara para anular a decisão do governo de privatizar o Ceitec.

Debatedores

Além do presidente da Associação dos Colaboradores do Ceitec, Silvio Luís Santos Júnior, foram convidados para discutir o assunto com os deputados:
o ex-presidente do Conselho de Administração do Ceitec Augusto Gadelha:
o secretário de Controle Externo do Sistema Financeiro Nacional do Tribunal de Contas da União (TCU), Rafael Jardim Cavalcante;
o secretário executivo da Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br), Celso Pansera;
um representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações; e
um representante do Ministério da Economia.

A audiência, que recebeu o apoio do deputado Bira do Pindaré (PSB-MA), será realizada no plenário 13, a partir das 14h30.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os interessados poderão acompanhar o debate, ao vivo, pelo portal e-Democracia, inclusive, enviando perguntas, críticas e sugestões aos convidados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar