Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Comissão na Câmara debate uso de inteligência territorial na gestão de recursos hídricos

18/11/2019 - 16:49
O deputado lembra que, na agricultura tropical, os ciclos de produção são definidos pela disponibilidade hídrica (Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília)

A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática realiza audiência pública nessa quarta-feira (20) para debater o uso dos sistemas de inteligência territorial na gestão dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos e no desenvolvimento sustentável da agricultura irrigada. O encontro atende requerimento do deputado Félix Mendonça Júnior (PDT-BA).

O deputado lembra que, na agricultura tropical, os ciclos de produção são definidos pela disponibilidade hídrica, onde o processo de produção está acoplado a ocorrência das chuvas, que nem sempre ocorrem no período adequado e em quantidade necessária.

“Neste contexto a agricultura irrigada se coloca como uma opção importante para intensificar a produção, diminuir a pressão sobre a abertura de novas áreas e ampliar a produtividade, contudo, é evidente que tudo depende principalmente da disponibilidade hídrica (superficial e subterrânea), além da disponibilidade de energia e capacidade de investimento”, observou Félix Mendonça Júnior.

Produtividade

Ele citou como exemplo a solução desenvolvida pelos produtores da região Oeste da Bahia. “A ocupação da região se iniciou nos anos 1980 com uma expansão da área agrícola da ordem de 440% na área plantada entre 1990 e 2018, totalizando hoje cerca de 2,3 milhões de hectares com agricultura. A área irrigada passou de 17.100 hectares em 1990 para 192.000 hectares em 2018, correspondendo a 8,3% da área plantada, aumentando a produtividade e o número de safras por ano”, observa o deputado.

Foram convidados para o debate, entre outros, o secretário do Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira, e o professor do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa, Marcos Heil Costa. Veja aqui a lista completa de palestrantes.

Hora e local

A audiência será às 10 horas, no plenário 13, e será interativa.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Renan Dantas - 18/11/2019 - 16:49