Commodities

Commodities: Futuros do aço sobem na China com recuo do minério de ferro

15 ago 2019, 10:13 - atualizado em 15 ago 2019, 10:13
Aço
Investidores esperam que governo chinês estimule a economia interna (Imagem: Reuters)

Os futuros do aço na China ampliaram os ganhos nesta quinta-feira, com participantes do mercado esperando que Pequim implemente mais medidas para estimular a economia doméstica em meio a temores de uma recessão global.

Ao subir pelo quarto dia consecutivo, o contrato mais negociado de outubro de 2019 para a bobina laminada a quente (SHHCcv1), utilizada em carros e eletrodomésticos, na bolsa de Futuros de Xangai subiu 0,7%, para 3.722 iuanes (529,78 dólares) a tonelada, nível mais alto desde 2 de agosto.

O índice de vergalhões de aço para construção (SRBcv1) subiu 0,5%, para 3.715 iuanes por tonelada, marcando sua terceira sessão de ganhos.

Os futuros do aço de Xangai conseguiram subir na quarta-feira, apesar dos dados econômicos chineses inesperadamente fracos de julho, incluindo uma desaceleração acentuada no crescimento da produção industrial em meio à prolongada guerra comercial EUA-China.

“Os investidores adotaram uma abordagem meio envidraçada para os dados econômicos fracos na China, com expectativas de aumento das medidas de estímulo”, disse a ANZ Research em nota.

O apoio aos preços do aço também é explicado pela decisão de algumas siderúrgicas chinesas de reduzir sua produção para sustentar os preços fracos e, assim, aumentar as margens de lucro espremidas pelos altos custos das matérias-primas.

Já o contrato mais ativo de minério de ferro de Dalian (DCIOcv1), com vencimento em janeiro de 2020, encerrou em queda de 2,8% em 618 iuanes por tonelada, depois de ter atingido seu nível mais baixo em mais de dois meses na sessão anterior.

Os preços do minério de ferro esfriaram, à medida que o aperto na oferta diminui, mas o esperado aumento da demanda pela China continua indefinido, segundo a colunista da Reuters Breakingviews, Clara Ferreira-Marques.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.