Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como a tecnologia Hyperledger Fabric atrai o interesse comercial para o blockchain

14/03/2020 - 11:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Existem inúmeras vantagens do Hyperledger. É baseado no conceito de código aberto, onde desenvolvedores de blockchains se encontram com especialistas da indústria e clientes comerciais para o estabelecimento de uma comunidade neutra (Imagem: Hyperledger)

A tecnologia de blockchain é uma combinação única de três conceitos computacionais: redes de ponto a ponto, criptografia de chave pública e mecanismos distribuídos de consenso.

Dentre as infinitas aplicações, o blockchain é dividido entre diferentes comunidades de interesse.

Alguns projetos, como Bitcoin, são focados em criar tecnologias completamente abertas e disponíveis para qualquer um com acesso à internet e que queira testar, desenvolver e usar uma moeda digital alternativa em um blockchain público.

Um segundo grupo, incluindo aplicações descentralizadas (dapps) criadas na Ethereum Virtual Machine (EVM) por desenvolvedores que utilizam a linguagem de programação Solidity, fornecendo a tecnologia apermissionada para o desenvolvimento de contratos inteligentes; basicamente, oferecem vastidão e privacidade absolutas aos participantes.

Você precisa ter aptidão em habilidades específicas, como em Solidity, se quiser criar dapps na Ethereum.

Existe também um terceiro grupo de inovadores em blockchain, que tentam solucionar problemas comuns de descentralização irrestrita. Almejam desenvolver “soluções descentralizadas de congestionamento”, em que parceiros comerciais dariam boas-vindas uns aos outros para criar confiança e realizar trocas no âmbito do conceito de KYC (identificação de clientes).

Hyperledger Fabric, da Linux Foundation (empresa que apoia ecossistemas de código aberto), pertence ao terceiro grupo.

Se você pensa em aprender sobre como criar uma base de clientes no Hyperledger que irá, de fato, usar blockchain comercialmente, melhorar suas habilidades de desenvolvimento em Solidity pode ser um bom ponto de partida. No entanto, não serão suficientes, já que a estrutura possui sua própria linguagem chamada Chaincode.

É benéfica a implementação de mecanismos que falam a mesma linguagem digital de confiança com a qual a maioria dos “players” em uma indústria possa se identificar (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

Como Hyperledger Fabric pode criar uma comunidade comercial

Existem inúmeras vantagens do Hyperledger Fabric. É baseado no conceito de programação de código aberto, em que desenvolvedores de blockchain se comunicam com especialistas da indústria e clientes comerciais para criar uma comunidade neutra.

A comunidade discute, descobre e promove resultados criativos baseados na tecnologia de registro distribuído (DLT).

A infraestrutura do Hyperledger Fabric para o blockchain empresarial possui três camadas de membros que podem contribuir bastante se estiverem dispostos a fazê-lo e, por sua vez, se aproveitando dos benefícios que vão trazer avanço e melhoria para suas empresas e as de outras pessoas.

Apesar de críticas pela implementação de restrições sobre o que deveria ser uma forma completamente descentralizada de câmbio de valores digitais (o núcleo do blockchain), não é tão difícil entender a lógica comercial por trás dos blockchains permissionados e registros distribuídos permissionados.

rede blockchain ligação mundo planeta conexão
Hyperledger almeja equilibrar permissionado vs. apermissionado, ao extrair o melhor da distribuição e o pior da escalabilidade, além da anonimidade em redes compartilhadas (Imagem: Freepik/rawpixel)

Registros distribuídos que usam registros distribuídos apermissionados demoram mais tempo para serem desenvolvidos, já que exigem consenso de nós absoluto, ou seja, todos na rede devem confirmar que estão de acordo com uma mudança significativa.

Imagine um gerente que precisasse perguntar a todos os gerentes de filiais (ou funcionários) de uma multinacional se concordam com uma redução de 10% no subsídio de transporte para a filial X.

O tempo de espera para confirmar esse fato em um registro completamente distribuído não pode justificar os custos ou o tempo investido.

Como regra geral, empreendedores criam empresas e comunidades com interesses pessoais. É impossível criar consenso entre todos.

Por outro lado, é benéfica a implementação de mecanismos que falam a mesma linguagem digital de confiança com a qual a maioria dos “players” em uma indústria possa se identificar.

O projeto Hyperledger foi criado com a intenção de equilibrar permissionado vs. apermissionado, ao extrair o melhor da distribuição e o pior da escalabilidade, além da anonimidade em redes compartilhadas.

Hyperledger Fabric usa o mesmo princípio de blockchain que Bitcoin e Ethereum, mas não possui uma criptomoeda (Imagem: Freepik/macrovector)

Hyperledger Fabric: só para convidados que não possuem criptoativos

O Hyperledger Fabric cria registros distribuídos permissionados na base de um convite. Dessa forma, não é muito diferente dos câmbios tradicionais de bens e serviços, em que identidades são gerenciadas através de alguma antiga fonte de confiança.

Isso reduz o tempo para finalizar uma transação porque nem todo nó em uma rede precisa supervisionar e confirmar a mudança.

Diferente da anonimidade e da falta de confidencialidade do blockchain, a Hyperledger usa arquitetura de software modular e confidencial. Fornece interfaces de programação de aplicações (APIs) simples que empresas podem transformar e usar para melhorar operações específicas.

Os módulos de código criados nos projetos do Hyperledger são interoperáveis e diferentes do código-base da Ethereum baseado nos recursos de desenvolvimento Solidity.

Talvez a diferença mais gritante entre Hyperledger de um lado e Bitcoin e Ethereum do outro é que Hyperledger não possui uma criptomoeda.

oráculo blockchain
O valor principal do Hyperledger Fabric é a sua confidencialidade, ou seja, a possibilidade de operar com transações compartilhadas apenas entre alguns participantes em uma rede (Imagem: Freekpik/fullvector)

Quais são os processos do Hyperledger Fabric?

usa um mecanismo de consenso como serviço (consensus-as-a-service) — um atributo-chave dos sistemas de registro distribuído — em que a maioria dos participantes em uma rede precisam estar em acordo sobre o estado de um registro baseado no conjunto anteriormente combinado de fatores, regras e critérios imutáveis;

existem três tipos de transações usados para executar operações na arquitetura do Hyperledger: aplicar, intimar e questionar. O que deve ser de maior interesse a desenvolvedores de blockchain é o princípio de aprovação do Hyperledger.

transações devem ser aprovadas por pessoas na rede. Elas devem confirmar que a proposta foi formada adequadamente, que não foi utilizada no passado. além de que a assinatura e quem quer que seja o agente de envio seja autorizado a assinar e enviar o pedido;

transações são executadas apenas quando esse processo de validação for bem-sucedido e confirmado por assinaturas de pessoas autorizadas.

blockchain
A maioria dos participantes em uma rede precisam estar em acordo sobre o estado de um registro baseado no conjunto anteriormente combinado de fatores, regras e critérios imutáveis (Imagem: Freepik)

O valor principal do Hyperledger Fabric é a sua confidencialidade, ou seja, a possibilidade de operar com transações compartilhadas apenas entre alguns participantes em uma rede.

Porém, em contraste com a Ethereum, não possui a opção de criar consenso, assim como o mecanismo proof-of-work, já que não tem uma criptomoeda.

Embora a maioria dos desenvolvedores de blockchain ainda enfrentam o dilema de quais habilidades desenvolver (estudar Chaincode para o Hyperledger ou estudar as artimanhas de desenvolvimento da Solidity para a Ethereum), os projetos Hyperledger já estão sendo postos em prática por grandes players, como no setor financeiro, de assistência médica, de varejo, de educação e transporte.

Apesar de ser difícil tomar uma decisão definitiva sobre o potencial a longo prazo dessa tecnologia, é evidente que está substituindo muitos dos processos que usamos atualmente e desafiando nosso mundo de comércio de “criatura de hábitos”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 23/03/2020 - 20:51