Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Como a tecnologia pode ajudar você a investir melhor?

12/06/2020 - 14:58
Computadores, Apple, Tecnologia
“Se você olhar para o passado, para os dias antes da ​Revolução Digital​, investir era para poucos”, disse a BRA (Imagem: Pixabay)

Todos nós sabemos o quanto a tecnologia está presente em nossas vidas. Ela nos garante o contato com os amigos, o nosso acesso a um catálogo praticamente ilimitado de entretenimento e afeta o como nos relacionamos, consumimos e trabalhamos, especialmente em tempos de isolamento social.

Imagine como seria a sua vida na pandemia sem a tecnologia! Sem as vídeo chamadas, os portais de notícias, os aplicativos de entrega… O mundo dos investimentos, é claro, não escapou ileso dos impactos causados pelos​avanços tecnológicos.

Se você olhar para o passado, para os dias antes da ​Revolução Digital​, investir era para poucos. Para isso, você tinha que ser um trader profissional e ter acesso presencial à mesa de operações ou investir através de um banco de investimentos que fizesse isso por você – e as taxas não eram baratas!

E nem precisamos ir tão longe no passado! Na ​Bovespa​, o pregão viva-voz só acabou em setembro de 2005!
No ano seguinte, a bolsa de valores brasileira passou a operar apenas em pregão eletrônico doméstico. Um processo que sem dúvidas ​democratizou ​o acesso aos investimentos em renda variável.

Um estudo de 2000 da Wharton Business School resumiu os benefícios da tecnologia para os investimentos em alguns fatores fundamentais. Um deles – e na nossa opinião o mais importante – é a ​transparência ​.

“Antes da internet você não tinha o mesmo acesso à informação, então você precisava ir até a biblioteca local para buscar livros sobre finanças e pesquisar o histórico das companhias”, afirmou o sócio fundador da BRA, Illan Besen.

“Ou você tinha que acompanhar publicações impressas e contactar as empresas para ter acesso aos seus últimos relatórios, um processo muito mais demorado”.

E como você sabe, ​esse delay pode custar caro​!

Mercados
E como você sabe, ​esse delay pode custar caro​! (Imagem: Pixabay/Audy0073)

Mesmo hoje, você deve ter cuidado ao avaliar o impacto das notícias na sua tomada de decisão. Quando elas chegam até você, chegam com certo atraso em relação aos estudos dos analistas fundamentalistas.

Por exemplo, a ação da Petrobras (PETR4) subiu aproximadamente 100% antes da divulgação oficial do pré-sal​, e depois desta divulgação houve queda. Então quem comprou após ler a notícia, acumulou prejuízo.

Mas se por um lado ganhamos em agilidade, por outro ficamos expostos a ​novas armadilhas​.

Manipulação dos mercados através das mídias sociais

Não foi à toa que o termo “​fake news​” ganhou popularidade nos últimos anos.Vivemos simultaneamente na ​era da informação e da desinformação​. Todos nós estamos suscetíveis à manipulação e uma pesquisa recente no Reino Unido mostrou que ​62% das corretoras e chefes de mesas de negociação acreditam que o sentimento preponderante nas ​mídias sociais​ influencia nos preços das ações.

Em 2010, um boato se espalhou pelo Twitter sobre um ​suposto acidente de avião da companhia aérea Qantas e fez com que suas ações caíssem bruscamente. Ao longo do dia, quando ficou claro que a aeronave pousou em segurança, o papel recuperou boa parte das suas perdas.

A Bolha da Internet

A bolha da Internet ou “bolha das empresas ponto com” foi uma bolha especulativa que ocorreu entre meados dos anos 90 até 2000, caracterizada por uma forte alta das ações das novas empresas de tecnologia da informação e comunicação baseadas na Internet.

Conforme a conectividade crescia, muitos investidores passaram a apostar alto naquilo que viam como o mercado do futuro. Criou-se uma​hype em cima das empresas de mídia ligadas a internet e houve uma rápida ascensão no preço das ações de empresas de comércio eletrônico e áreas afins.

Em seu auge, a ​Nasdaq​, chegou a alcançar mais de 5000 pontos. Ao longo de 2000, a bolha estourou, e, já no início de 2001, muitas empresas “ponto com” estavam em processo de venda, fusão, redução ou simplesmente quebraram e desapareceram.

Em seu auge, a ​Nasdaq​, chegou a alcançar mais de 5000 pontos (Imagem: Reuters/Shannon Stapleton)

Bolhas financeiras como essa acontecem esporadicamente por uma série de fatores, mas sem dúvidas o ​efeito manadaé agravado quando estamos expostos o tempo todo ao que os outros estão pensando e não queremos ficar de fora da festa – mesmo quando talvez devêssemos.

Afinal como eu posso investir melhor usando a tecnologia?

1) O chamado “​Algorithm Trading​”, também conhecido como ​Algo Trading​, usa softwares para executar instruções de negociação e calcular padrões para fazer investimentos mais seguros. Esse é um recurso comum entre os grandes investidores institucionais devido ao grande volume de negociações que eles operam.

2) ​Soluções automatizadas estão rapidamente conquistando espaço no mundo dos investimentos por conta da praticidade. Hoje algumas casas de análise, como a ​Benndorf Research​, já contam com uma ​Carteira Sistematizada​, que nada mais é além de uma carteira recomendada atualizada de forma automática, eliminando todo o processo trabalhoso de ter que seguir um portfólio para tentar replicar a rentabilidade de determinado analista.

3) O uso de ​aplicativos de mensagens rápidas para disseminar informação também veio para ficar. Através deles você pode ter acesso às últimas notícias, relatórios de analistas e até mesmo recomendações de compra e venda de ativos com praticidade e rapidez. ABRAconta com o melhor serviço de mensagens do mercado, o serviço é exclusivo para clientes mas você pode ter 15 dias gratuitos neste link.

É impossível prever o futuro e dizer com precisão o que mais está por vir. O setor de tecnologia se desenvolve em uma velocidade absurda e do dia para noite você pode se deparar com novidades que sequer sonhou.
O que podemos ter certeza é que você precisa aproveitar o que há de melhor e mais moderno para melhorar seus investimentos.

Mercados
É impossível prever o futuro e dizer com precisão o que mais está por vir (Imagem: Pixabay/Audy0073)

Robô é bom, mas tem horas que você precisa de um parceiro humano!

É importante lembrar que apesar da importância dos recursos tecnológicos, o toque humano continua essencial e nunca perderá seu valor. Poder contar com alguém para avaliar toda essa infinitude de informação e apontar caminhos dentro das inúmeras possibilidades é uma mão na roda. E esse é o papel de um ​assessor de investimentos​: sugerir ferramentas e estratégias para que você invista cada vez melhor.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 12/06/2020 - 14:58