Como Elon Musk poderá mudar o ‘Crypto Twitter’ agora que adquiriu a rede social?

The Block
The Block
26/04/2022 - 9:10
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
Elon Musk
Ontem (25), Elon Musk adquiriu o Twitter por US$ 44 bilhões (Imagem: Reuters/Mike Blake/File Photo)

Nessa segunda-feira (25), Elon Musk finalmente conseguiu o que queria: comprar o Twitter (TWTR; TWTR34).

O acordo de US$ 44 bilhões, cujos rumores começaram no último final de semana, fechou com “chave de ouro”, pelo menos para Musk, as tentativas dele de comprar a rede social que tanto usa.

Após firmar o acordo de compra, Elon Musk, que também é CEO da Tesla (TSLA; TSLA34) e da SpaceX, tomará as rédeas do Twitter, fundado em 2006. O CEO se tornou usuário da rede social em 2009.

Desde que o CEO da Tesla revelou sua oferta de compra, surgiram preocupações quanto às consequências da aquisição. Quais serão os impactos no ecossistema cripto, o “Crypto Twitter”, da rede social? Quais mudanças poderão acontecer, agora que Elon Musk está no comando?

Em uma declaração à imprensa, ele ofereceu algumas pistas:

“Quero tornar o Twitter melhor que nunca, ao aprimorar o produto com novas ferramentas, mudando os algoritmos para código aberto para aumentar a confiabilidade, acabar com bots de spam e autenticar todos os humanos. Twitter tem um potencial tremendo — estou ansioso para trabalhar com a companhia e com a comunidade de usuários para desbloqueá-lo.”

Elon Musk X Bots

No início deste mês, Elon Musk discutiu sua potencial abordagem ao Twitter durante uma aparição em um TED Talk. Foi durante esse debate que o atual dono do Twitter destacou qual poderia ser seu maior impacto em relação ao Crypto Twitter: os bots.

Se você passar algum tempo no Crypto Twitter, você estaria usando o site incorretamente para não perceber o dilúvio quase constante de respostas de bots de spam tentando levar você na direção do mais novo golpe com criptomoedas no Twitter.

O próprio Elon Musk foi alvo inúmeras vezes de criação de perfis falsos que tentavam se passar por ele.

“Francamente, uma das minhas principais prioridades seria eliminar os bots de spam e de golpes e os exércitos de bots que existem no Twitter”, disse o bilionário.

“Eles tornam o produto muito pior. Se eu tivesse uma dogecoin (DOGE) para cada golpe com criptomoedas que visse, eu teria cem bilhões de dogecoins”.

No entanto, não está claro o que Musk fará de diferente em relação ao que o Twitter está fazendo atualmente para combater a situação.

É inegável que as campanhas de bots fraudulentos estão causando um impacto econômico real em seus alvos, e Elon Musk estaria sob pressão para concretizar as mudanças, agora que está no comando do Twitter.

Elon Musk X Moderadores

Elon Musk não está sozinho entre os críticos da abordagem de moderação de conteúdo do Twitter — de fato, muitas personalidades do Crypto Twitter compartilham das ideias do CEO da Tesla. Como novo dono da rede social, Musk agora pode mudar a direção da companhia neste sentido.

Porém, é um problema complexo. É muito provável que Elon Musk não jogue todo o sistema no lixo e crie um “Velho Oeste” digital, devido à possível oposição do conselho do Twitter e o risco maior de permitir que conteúdos violentos e sexuais se espalhem sem restrições.

Caso o bilionário siga sua intenção de mudar os algoritmos do site para código aberto, isso provavelmente irá fornecer uma grande quantidade de informações sobre como o Twitter rege sua plataforma.

A resposta do público a isso poderá modelar quaisquer ações de Elon Musk em relação às abordagens de moderação.

Provavelmente, a influência de Elon Musk será sentida de forma mais tangível no que é conhecida como “área cinzenta”, em relação a publicações sobre temas culturais, políticos e sociológicos, em que a responsabilidade por estabelecer o limite entre discurso genuíno e discurso de ódio recai sobre os moderadores de conteúdo do site.

Por exemplo, é possível que Elon Musk afrouxe as medidas para suspensão ou banimento de uma conta.

É neste ponto que a batalha ideológica do Twitter é vista de modo mais agudo, em que denúncias de publicações e acusações que moderadores do site priorizam determinados temas sobre outros são mais altas.

Também é neste ponto que muitos entusiastas do mundo cripto se juntam a Elon Musk, e isso poderá aumentar o uso da plataforma por esses usuários.

Aqueles que discordam com o bilionário, por outro lado, podem deixar o Crypto Twitter e mudar seu foco para outras plataformas, como Discord, ou podem investir mais tempo e recursos em alternativas descentralizadas.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento.

Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 26/04/2022 - 9:10

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto