BusinessTimes

Como lucrar com o governo Lula? Veja 5 ações para ter, segundo Genial

28 nov 2022, 13:30 - atualizado em 28 nov 2022, 13:29
Lula
Bradesco, Cury, Eletrobras, Assaí e PRIO compõem carteira Lula (Imagem: REUTERS/Washington Alves)

A Genial Investimentos elencou cinco ações que podem proporcionar um melhor desempenho à partir da posse de Lula (PT) em 2023. O objetivo das escolhas da corretora é proporcionar uma orientação estratégica de alocação em ações e setores, pautada no conteúdo programático do governo do presidente eleito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo os analistas, o novo mandato de Lula deve ser marcado pelo retorno de políticas implementadas a partir do seu segundo mandato e, em especial, no governo Dilma, com forte participação do Estado na economia, sobretudo no mercado de crédito, e de maiores políticas de transferência de renda.

No entanto, o que preocupa o mercado é a incerteza em torno de qual de sua equipe econômica. Na avaliação da Genial, esse é um ponto central e resumirá a trajetória a ser adotada ao longo dos próximos quatro anos.

Para cumprir seus principais objetivos, será fundamental para o governo Lula a viabilização de um espaço orçamentário via revisão do atual regime fiscal, sobretudo, do Teto de Gastos.

“Acreditamos que a nova regra proposta manterá uma certa estabilidade fiscal ao passo que possibilita que a principal demanda do presidente Lula seja atendida: o aumento dos gastos sociais”, dizem.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Carteira Lula

A fim de maximizar os ganhos nos próximos quatro anos, em que Lula estará na poder, a Genial elencou as seguintes ações:

Empresa Ticker
Bradesco BBDC4
Eletrobras ELET6
Cury CURY3
PRIO PRIO3
Assaí ASAI3

Bradesco

No caso de uma vitória do candidato Lula, os analistas da Genial acreditam que o Bradesco estaria melhor posicionado para se beneficiar relativo aos outros bancos privados.

Eles destacam que os possíveis estímulos à consumo e programas de transferência de renda do plano de governo Lula poderiam melhorar o consumo, e destravariam maior oferta de crédito e aumentaria a capacidade de pagamento das famílias da base da pirâmide, beneficiando as receitas de juros e inadimplência.

Por fim, além do ambiente mais favorável para o Bradesco, a Genial ressalta que o banco negocia a múltiplos atraentes de 6,56x P/L23 e 1,29x P/VP22, o que poderia destravar valor para a ação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eletrobras

E relação à Eletrobras, a Genial gosta da natureza defensiva do negócio da companhia: energia elétrica, com exposição aos segmentos de geração e transmissão.

Além disso, os analistas destacam que com a recente privatização, os próximos anos devem ser “muito interessantes do ponto de vista operacional devido à arrumação de casa”.

Espera-se um corte de custos, reprecificação do portfólio de geração, venda de ativos não estratégicos, novos investimentos, entre outras iniciativas.

Atualmente, empresa negocia com potencial de valorização interessante, destacam os analistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cury

A Cury é uma das ações preferidas da Genial em construção civil. Mesmo atuando no Programa Casa Verde e Amarela e na faixa imediatamente acima, a Cury tem uma das maiores margens e velocidades de vendas do setor.

Além disso, os analistas ressaltam que a empresa conta com uma posição de caixa líquido robusta e recorrente geração de caixa, “características essenciais para o atual momento macroeconômico, com juros em patamares elevados por um tempo ainda incerto”.

Apesar de um rali de quase 90% nas ações da Cury nos últimos 6 meses, os especialistas estão confiantes que ainda há espaço para mais valorização.

PRIO

Os analistas consideram a PRIO um case interessante por estar em um negócio que o preço da commodity não é diretamente afetado pelas condições macroeconômicas locais em termos de perspectivas de crescimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, como a empresa é exportadora, uma eventual desvalorização do real em relação ao dólar tenderia a beneficiar o negócio com as suas receitas dolarizadas.

A equipe da Genial ainda destaca o fato da empresa poder migrar para os holofotes por uma questão fluxo à medida que o risco político de se investir nas ações da Petrobras (PETR3; PETR4) tende a aumentar. PRIO é uma opção privada, com perspectivas de crescimento interessante e com track record muito positivo.

Assaí

De acordo com a equipe de análises Genial, o Assaí integra a carteira Lula à medida que o formato de cash-and-carry ganhou mais espaço no bolso do consumidor. “As companhias que operam nesse formato ganharam munição para poder expandir os seus negócios”, dizem.

Com uma forte expansão à vista (61 lojas Extras + aberturas orgânicas), o Assaí tem a meta de chegar em até 300 lojas ao final de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os analistas ainda lembram que essas novas lojas a serem convertidas devem gerar um faturamento três vezes superior ao formato de hipermercado Extra.

“Com uma forte geradora de caixa em mãos e um track record nesse modelo de conversão, vemos uma margem de segurança maior para incluir o Assaí na carteira recomendada Lula”, avaliam.

Siga o Money Times no Linkedin!

Fique bem informado, poste e interaja com o Money Times no Linkedin. Além de ficar por dentro das principais notícias, você tem conteúdo exclusivo sobre carreira, participa de enquetes, entende sobre o mercado e como estar à frente no seu trabalho. Mas não é só isso: você abre novas conexões e encontra pessoas que são uma boa adição ao seu network. Não importa sua profissão, siga o Money Times no Linkedin!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Editora-assistente
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.
giovana.leal@moneytimes.com.br
Editora-assistente no Money Times e graduada em Jornalismo pela Unesp - Universidade Estadual Paulista. Atua na área de macroeconomia, finanças e investimentos desde 2021.