Finanças Pessoais

Como saber se você tem valores a receber da época Collor? Confira

20 nov 2023, 10:00 - atualizado em 17 nov 2023, 15:23
Collor, Valores
Milhares de brasileiros podem receber valores da era Collor (Imagem: Pixabay/joelfotos)

Um levantamento indica que cerca de 470 mil brasileiros podem receber ainda neste ano valores referentes a época do Fernando Collor. O estudo foi feito pela Frente Brasileira Pelos Poupadores (Febrapo).

A Febrapo indica que poupadores ou seus herdeiros podem reaver o dinheiro perdido nos planos econômicos Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

O levantamento aponta que 70% dos pagamentos estão calculados em até R$ 30 mil, mas há quem tenha direito de receber quantias maiores, que superam os R$ 100 mil.

  • QUEM INVESTE EM PREVIDÊNCIA PODE RECEBER UM PIX DA RECEITA FEDERAL? Fundo pode ser uma boa oportunidade para quem quer pagar menos IR e até aumentar sua restituição; confira no Giro do Mercado clicando aqui:

Como saber se possui direito?

  • Basta acessar o site do Tribunal de Justiça do seu estado (procurar Tribunal de Justiça + nome do estado e clicar no primeiro link);
  • depois, é necessário procurar a parte de “consulta de processos” ou “consulta processual“;
  • uma nova aba com a opção de 1º ou 2º grau vai abrir (verifique nos dois graus);
  • para verificar, basta colocar o nome ou o documento da parte (autor), tendo em mãos o nome e/ou o documento do autor do processo. Não há custo envolvido na consulta.

Como consultar fisicamente?

  • É necessário ir ao Fórum de sua região;
  • ir ao setor de “distribuição e consulta de processos”;
  • ter em mãos o nome ou o documento da parte (autor).

É importante ressaltar que as ações contra bancos privados e o Banco do Brasil são tratadas nos Tribunais de Justiça Estaduais (caso das consultas acima), enquanto as ações contra a Caixa Econômica Federal são de competência da Justiça Federal.

Nesse caso, basta procurar (Justiça Federal + o nome do estado do autor) e seguir os mesmos passos descritos acima.

*Com Pedro Pligher

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Os acontecimentos mais importantes do mercado financeiro estão a um clique de você.
Queremos enviar as principais notícias de economia diretamente no seu e-mail. Sem cobrar nada por isso. Inscreva-se no botão abaixo:
*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.