ImóvelTimes

Compare as taxas de financiamento imobiliário dos cinco principais bancos do País

04 abr 2022, 16:16 - atualizado em 04 abr 2022, 16:16
Financiamento imobiliário Imóveis IGP-M
Taxa de financiamento imobiliário da Caixa aumentou 2,74 pontos percentuais no último ano (Imagem: Unsplash/ Tierra Mallorca)

Após nove altas consecutivas, a taxa básica de juros (Selic), que há pouco mais de um ano estava na sua mínima histórica, em 2%, hoje está na casa dos 11,75% — o que impacta diretamente o custo do financiamento imobiliário.

Nos últimos 12 meses, por exemplo, a taxa de juros oferecida pela Caixa passou de 6,25% ao ano para 8,99%, um acréscimo de 2,74 pontos percentuais.

Além disso, um ajuste de 2,3 a 2,4 pontos percentuais na Selic pode aumentar em 1 ponto percentual o custo efetivo total (CET) do financiamento imobiliário, de acordo com estimativas do professor Alberto Ajzental, da FGV (Fundação Getulio Vargas).

Neste contexto, o Money Times realizou um levantamento comparando as taxas oferecidas nas cinco principais instituições bancárias do País.

Para isso, foi considerado o financiamento em 20 anos de uma casa de 150 metros quadrados no valor de R$ 430 mil, localizada na zona Leste de São Paulo, com entrada de 35% do preço do imóvel.

Entre os bancos analisados, o Bradesco (BBDC4) tem a maior taxa de financiamento, com 9,90%. Enquanto a Caixa possui os menores juros, seguida pelo Banco do Brasil (BBAS3).

Vale pontuar que as intuições disponibilizam taxas diferenciadas dependendo da relação do correntista com o banco. No Itaú (ITUB4), por exemplo, há taxas de financiamento a partir de 9,10% para clientes Personnalité.

Porém, a pesquisa considerou apenas as taxas disponíveis para a conta básica em cada banco. Confira:

Banco Taxa de juros (a.a) Custo efetivo total (a.a)
Caixa 8,99% 9,82%
Banco do Brasil 9,48% 10,31%
Santander 9,49% 10,20%
Itaú 9,70% 10,23%
Bradesco 9,90% 10,66%
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.