Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Compass: Com Gaspetro, mercado pode voltar a pensar em IPO

Diana Cheng
23/06/2022 - 15:01
Cosan
Cade aprovou: Compass está pronta para iniciar a consolidação da Gaspetro (Imagem: YouTube/Cosan)

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, sem restrições, a aquisição de 51% da Gaspetro pela Compass, subsidiária de gás natural da Cosan (CSAN3).

O valor da aquisição anunciado um ano atrás é de R$ 2,03 bilhões pela fatia de 51% da Petrobras (PETR3;PETR4) na empresa, que possui controle e participações menores em 18 companhias de distribuição de gás espalhados no Brasil, atendendo cerca de 600 mil clientes e vendendo 18 milhões de m³ do combustível por dia.

A aprovação é uma ótima notícia para a Cosan e o desenvolvimento das operações da Compass, avalia o BTG Pactual (BPAC11).

Embora o cenário mais provável projetado pelo banco era o de parecer favorável, a instituição notou que pressões crescentes de outros mercados participantes poderiam levar a um resultado diferente.

Agora, a Compass está pronta para iniciar a consolidação da Gaspetro.

A companhia anunciou que pretende vender até 12 empresas de distribuição de gás em que a Gaspetro possui participação. Na avaliação do BTG, a Compass deve preferir pela venda de ativos em que a Gaspetro não detém controle e que estão localizados em regiões menos estratégicas.

Mas, mais do que isso, a aquisição da empresa pode fazer com que a Cosan volte a rever o processo de abertura de capital de sua controlada.

Em 2020, a Cosan cancelou a oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Compass, alegando na ocasião que as condições do mercado estavam deterioradas.

Agora, com a aquisição na Gaspetro, o BTG vê um cenário mais favorável para a realização de um IPO pela Compass, considerando os benefícios que a Gaspetro traz para o portfólio da companhia.

“Atualmente, estamos avaliando 100% da Compass a R$ 18,8 bilhões, o que ainda não considera qualquer valor atribuído a Gaspetro ou Sulgas”, diz o banco.

O BTG tem recomendação de compra para as ações da Cosan.

Receba as principais notícias de Comprar ou Vender!

Cadastre-se gratuitamente na newsletter de Comprar ou Vender e receba, todos os dias (de segunda a sexta-feira), uma seleção com as principais notícias e apontamentos sobre as carteiras de bancos e corretoras, além de um produto exclusivo: a Carteira Money Times, o maior consenso do mercado. Clique aqui para se cadastrar!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Diana Cheng - 23/06/2022 - 15:01

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto