Comprar ou vender?

Compre Itaú (ITUB4) e venda Bradesco (BBDC4) para ganhar no curto prazo, aponta analista

09 fev 2022, 13:06 - atualizado em 09 fev 2022, 13:07
Bradesco
Segundo Ricardo Peretti, o mercado viu como negativo o resultado do quarto trimestre de 2021 do Bradesco, divulgado ontem (Imagem: Renan Dantas/Money Times)

A operação de compra das ações do Itaú (ITUB4) e a de venda do Bradesco (BBDC4) oferece uma oportunidade de curto prazo, avalia o time de análise do Santander em um relatório enviado a clientes nesta quarta-feira (9).

Segundo Ricardo Peretti, o mercado viu como negativo o resultado do quarto trimestre de 2021 do Bradesco, divulgado ontem.

O banco registrou um lucro líquido recorrente de R$ 6,6 bilhões no quarto trimestre de 2021. O resultado representa uma queda de 2,8% em relação a igual período de 2020 e de 2,3% comparado com o trimestre anterior.

“Além disso, o guidance de 2022, recém-divulgado, foi pressionado por maiores provisões e despesas, que esperamos resultar em menor crescimento dos lucros em 2022”, analisa Peretti.

Itaú Unibanco
O Santander projeta um crescimento de empréstimos de 15,3% ano a ano (Imagem: Rafael Borges / Money Times

Itaú

Por outro lado, a expectativa para o resultado do Itaú, que publica amanhã (10), é positiva.

O Santander estima um lucro líquido recorrente no quarto trimestre de 2021 em R$ 6,7 bilhões, em linha com o trimestre anterior e alta de 25% na passagem anual, com ROAE (Retorno sobre patrimônio médio) recorrente atingindo 19% (vs. 19,7% no 3T21 e 16,1% no 4T20).

Além disso, pode haver um crescimento de empréstimos de 15,3% ano a ano, impulsionado principalmente por empréstimos de varejo.

“Em linhas gerais, acreditamos que o resultado do Itaú pode ser bem recebido pelos investidores e reforçar a migração de acionistas do
Bradesco para o Itaú”, conclui.

O Santander ressalta que a operação Long & Short consiste em uma operação casada (simultânea) na qual o investidor mantém uma posição vendida em uma ação e comprada em outra (com financeiro próximo a zero) no intuito de obter um ganho residual quando a operação é liquidada (a posição long é vendida e a posição short é recomprada).

Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.